Você está visualizando atualmente 4 dicas para evitar autuação fiscal na sua empresa

4 dicas para evitar autuação fiscal na sua empresa

A autuação fiscal é uma preocupação muito grande para os empresários brasileiros.

A grande carga tributária e o complexo e burocrático sistema legal assustam os profissionais que não sabem como agir quando um inspetor bate na porta da sua empresa para entregar uma autuação fiscal.

Preparamos este artigo especialmente para você, que quer evitar a visita indesejada de um inspetor e garantir que as atividades da sua empresa estejam sempre de acordo com a legislação tributária.

Dicas para evitar uma autuação fiscal no seu negócio

Veja, a seguir, quatro dicas de ouro para evitar uma autuação fiscal e garantir o crescimento saudável do seu negócio!

1. Busque a assessoria de um contador qualificado

O contador é o profissional que vai evitar a visita de um fiscal na sua empresa.

Ele é responsável por orientar as equipes e assessorar os profissionais para que as práticas de gestão sejam tomadas de acordo com o que dita a legislação.

Para que o trabalho do contador seja bem-feito, as equipes devem trabalhar com ele, já que é necessário levar em consideração as orientações desses profissionais, que são os que têm melhores condições de evitar qualquer prejuízo fiscal para o seu negócio e orientar os colaboradores a respeito das melhores práticas a serem adotadas.

2. Esteja atento às boas práticas de gestão fiscal do seu negócio

É por meio de boas práticas de gestão que um negócio consegue crescer sem dores de cabeça.

Um empreendedor que segue a legislação e adota as melhores práticas de gestão, evita preocupações desnecessárias, já que se mantém longe de problemas com Receita Federal e Ministério do Trabalho.

Por isso, além do apoio de um contador, é importante criar uma cultura de compliance fiscal, ou seja boas práticas que atendam as exigências da legislação.

Sempre que você tiver dificuldades é possível recorrer ao contador, que certamente terá experiência e conhecimento para lhe ajudar a escolher o melhor caminho a seguir.

Além disso, empresas que se preocupam com sua regularidade fiscal investem em sistemas específicos de controle fiscal e tributário, integrados à gestão e aos diversos departamentos e colaboradores envolvidos nos processos.

3. Realize auditorias internas periódicas

Auditorias internas podem, e devem, ser realizadas periodicamente.

Também chamadas de auditorias preventivas, elas têm a função de avaliar as áreas contábil, fiscal e trabalhista, de forma a garantir a qualidade dos serviços prestados ou identificar precocemente posturas que podem ser prejudiciais, ou que venham a ser prejudiciais ao negócio.

Muitas organizações de grande porte já adotam auditorias internas de forma preventiva, inclusive como forma de revisar o departamento fiscal e buscar soluções para minimizar a excessiva carga tributária que lhes é imposta.

Também é possível evitar multas e passivos prejudiciais ao crescimento da empresa.

4. Mantenha a equipe atualizada

Não basta ter um bom contador que conheça a legislação. Uma equipe atualizada e engajada é essencial para que os processos façam sentido e a logística interna funcione adequadamente.

Portanto, invista na atualização de toda sua equipe e garanta que todos tenham o conhecimento necessário para evitar autuações fiscais, multas e passivos desnecessários para o seu negócio.

Uma autuação fiscal pode dificultar o crescimento de um negócio, e em alguns casos, pode até significar o encerramento das atividades.

Invista no seu empreendimento e esteja assessorado pelos melhores profissionais.

Este artigo foi útil? Então, confira mais um de nossos posts e descubra como parcelar débitos no Simples Nacional!

Eficiência Fiscal

Através de uma substancial base de regras fiscais, experiência de mais de 20 anos na área e uma tecnologia em inteligência artificial, nós buscamos resolver o problema da falta de conhecimento qualificado para lidar com toda essa complexidade da nossa legislação tributária, que muitas vezes é potencializada pelo elevado volume de itens em transações com incidências tributárias, seja em operações de compra ou de venda. A Eficiência Fiscal promove a organização, segurança jurídica e economia fiscal das mais de 1.700 empresas que confiam neste trabalho. Fazem parte desse grupo, empresas de contabilidade, empresas varejistas, atacadistas e indústrias, com contabilidade interna ou externa, sejam elas do regime tributário federal Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.

Deixe um comentário