Você está visualizando atualmente Por que contratar um Software de Gestão Tributária?

Por que contratar um Software de Gestão Tributária?

As razões para se contratar um software de gestão tributária vão desde a legislação cada dia mais rígida e complexa, clientes cada vez mais exigentes e a responsabilidade de lidar com recursos financeiros de terceiros.

Esses são alguns dos principais desafios enfrentados por contadores e outros profissionais da área fiscal, que precisam se desdobrar, diariamente, para dar conta das diversas atribuições inerentes à função com o menor custo e no menor tempo possível — a já conhecida história do “fazer mais com menos”.

A boa notícia é que para cumprir essa missão, o profissional pode contar com uma importante aliada: a tecnologia.

Durante muito tempo, ferramentas tecnológicas capazes de otimizar o trabalho exigiam um alto investimento por parte do contratante e, por isso, eram utilizadas somente por grandes empresas.

Apesar de esse ainda ser o pensamento de muitos gestores, que preferem resistir à tecnologia e insistir na realização manual de algumas tarefas, o mercado tem provado que hoje a história é outra.

Os benefícios garantidos por sistemas, softwares e aplicativos compensam — e MUITO! — o investimento, que pode ser, muitas vezes, mais baixo do que os gestores imaginam.

Tecnologia em favor da otimização de processos

Embora ainda seja comum o uso de planilhas em Excel para gerenciamento das atividades e das finanças de uma empresa, a automatização dos processos é capaz de garantir mais agilidade e segurança aos procedimentos realizados.

A grosso modo, é preciso considerar que os seres humanos são mais lentos e mais passíveis a erros do que os computadores. 

Por isso, a utilização de tecnologias nos processos confere à empresa um diferencial competitivo, garante maior eficiência e contribui para evitar retrabalho.

Com os processos otimizados, as organizações, sejam de maior ou menor porte, podem conquistar circunstâncias bastante almejadas no mundo corporativo: alta produtividade e excelência nos resultados.

Na área fiscal, especificamente, a otimização de processos garantida por ferramentas tecnológicas pode atingir níveis ainda mais altos.

Para cumprir a legislação que rege o setor, empresas são obrigadas a prestar, com periodicidade definida, uma série de informações às autoridades fazendárias e o esquecimento de um simples dígito, por exemplo, pode imputar uma série de punições às instituições.

Como o risco é alto, as práticas capazes de prevenir esse e outros tipos de erros precisam ser intensificadas e é exatamente aí que a tecnologia e as ferramentas de automação entram em cena.

Benefícios em se contratar um software de gestão tributária

A prestação de contas ao Fisco torna-se uma tarefa cada vez mais desafiadora para as empresas, já que o Sistema Tributário Nacional é composto atualmente por dezenas de tributos em diversas esferas e conta com uma legislação complexa e sobreposta.

Um estudo elaborado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) revelou que o país possuía, em 2013, impressionantes 309.147 normas tributárias em vigor, o que equivalia, na época, a 6,5% de todo o conjunto legislativo do Brasil.

Portanto, contratar um software de gestão tributária como o Eficiência Fiscal, por exemplo, é uma excelente alternativa para minimizar incorreções e auxiliar na tomada de decisões capazes de fortalecer os negócios da empresa.

Identificar a possibilidade de reduzir o ônus tributário da empresa, é um dos diversos benefícios garantidos por uma ferramenta especializada e pode representar mais recursos disponíveis para investimentos.

Eficiência fiscal: inteligência artificial inovadora

Lançado no segundo semestre de 2015 e com mais de mil clientes cadastrados, o software Eficiência Fiscal é uma das ferramentas mais avançadas do mercado atual e é capaz de gerenciar tributos de uma empresa de forma ágil, precisa e segura.

Com a oferta de diversos pacotes de serviços, a plataforma calcula, em tempo real, a aplicação dos tributos federais PIS e COFINS e do lCMS (para o Estado de Rondônia) sobre todas as mercadorias compradas e vendidas pela empresa.

Com a ferramenta, é possível acompanhar, de forma instantânea, todas as notas fiscais emitidas no CNPJ em questão, medida que auxilia a auditar a aplicação correta de impostos sobre os produtos e garante a precisão da prestação de contas ao Fisco.

Em contrapartida, a ferramenta mantém o cadastro de produtos da empresa atualizado, prevenindo erros posteriores no arquivo SPED.

É importante ressaltar que o Eficiência Fiscal não é um software de gestão contábil e, muito menos, concorrente dos contadores

Assim sendo, a ferramenta não visa substituir nenhuma ferramenta tecnológica com a qual o escritório de contabilidade ou a empresa contratante já trabalhe, com exceção daquelas que oferecem funções semelhantes.

A proposta do Eficiência Fiscal para a classe contábil é dar suporte para que esses profissionais possam otimizar o seu fluxo de trabalho, de forma assertiva e com maior segurança jurídica. 

Funcionalidades do Eficiência Fiscal

Veja, a seguir, uma síntese das principais funcionalidades do Eficiência Fiscal e sua aplicação na rotina de empresas e escritórios de contabilidade.

Arquivos digitais 

Esse módulo é ideal para você que busca monitorar, manifestar o recebimento e gerenciar automaticamente todos os arquivos das NF-e, NFC-e e EFD em um só lugar.

Além de sincronizar automaticamente todas as notas fiscais emitidas para o CNPJ da empresa, armazenar na nuvem os arquivos XML e oferecer a emissão instantânea de DANFES (Documento Auxiliar de Nota Fiscal), essa ferramenta também dispõe de uma série de outras aplicações relacionadas ao cruzamento e análise de dados. 

No fim, tudo isso contribui para que as decisões gerenciais sejam tomadas de forma mais assertiva.

Coletor de XML

O coletor cumpre a função de automatizar a importação dos arquivos XML de saída para a nuvem, e assim garantir o armazenamento seguro desses dados.

Outra vantagem dessa ferramenta é que ela possibilita ao Contador automatizar o fluxo de recebimento dos arquivos eletrônicos de NFC-e e CT-e dos seus clientes e assim eliminar atrasos na escrituração. 

Além disso, a partir dessas informações o Eficiência Fiscal terá os insumos necessários para fazer uma análise quanto ao equilíbrio entre as operações de compras e vendas e assim determinar um diagnóstico sobre a situação financeira da empresa.

Central de alertas

Essa ferramenta notifica o usuário, com antecedência, sobre erros em suas notas fiscais de entrada e saída de forma que possam ser corrigidos antes que o Fisco identifique e puna alguma irregularidade que possa passar despercebida.

Auditoria SPED

A partir da leitura do arquivo SPED Fiscal (EFD), esse módulo realiza o cruzamento das notas fiscais informadas e compara com as registradas na base de dados da Receita Federal. 

Dessa forma, é possível saber se as NF-e da empresa foram declaradas ao Fisco e se existem notas fiscais emitidas indevidamente para o CNPJ analisado.

Por meio dessa ferramenta, o software apresenta uma prévia de créditos de PIS e COFINS aos quais empresas de regime tributário Lucro Real têm direito.

Recomendado por quem usa

O escritório FJ Contabilidade, localizado na cidade de Ji-Paraná, no estado de Rondônia, utiliza o Eficiência Fiscal desde 2016 e os benefícios do software de gestão tributária refletem, diretamente, na otimização da rotina de trabalho.

Responsável pela contabilidade de mais de 30 clientes, o escritório, a partir das funcionalidades do Eficiência Fiscal, é capaz de realizar as tarefas que competem ao setor fiscal de maneira rápida e eficiente, além de fornecer informações precisas sobre a realidade tributária das instituições atendidas.

Juliana Cazaroto, sócia do escritório, destacou os bons resultados obtidos pela empresa com a contratação do software: 

“Com a ferramenta, temos certeza, por exemplo, que todas as notas fiscais eletrônicas emitidas para os clientes serão escrituradas, o que proporciona a redução de retificação das declarações e evita retrabalhos, agilizando os processos”.

A contadora pontuou também que o Eficiência Fiscal permite gerar, de forma automática, arquivos XML das NF-e, eliminando a necessidade de lançar nota por nota e, assim, otimizar o trabalho, e afirma:

“Eu, sem dúvida, recomendaria o Eficiência Fiscal para outras pessoas, pois com as constantes alterações na legislação, é fundamental ter um suporte para pesquisas, principalmente para o setor fiscal das empresas e contadores, que realizam um trabalho para o qual a segurança das informações é imprescindível”.

Além dos escritórios de contabilidade, o Eficiência Fiscal também é indicado para empresas do Simples Nacional, Lucro Real e Presumido de diversos segmentos, como por exemplo:

  • Postos de combustível;
  • Farmácias;
  • Autopeças;
  • Supermercados;
  • Confecções;
  • Materiais para construção;
  • Agropecuárias;

E muito mais!

Lembrando que você pode testar, gratuitamente e sem compromisso, todas as funcionalidades da nossa tecnologia de gestão tributária por até sete dias.

Quer descobrir os benefícios da ferramenta que já ajudou mais de 1.700 mil negócios em todo o país, especificamente para o seu negócio?

Clique no botão abaixo e solicite agora mesmo o teste gratuito para a sua empresa!

Eficiência Fiscal

Através de uma substancial base de regras fiscais, experiência de mais de 20 anos na área e uma tecnologia em inteligência artificial, nós buscamos resolver o problema da falta de conhecimento qualificado para lidar com toda essa complexidade da nossa legislação tributária, que muitas vezes é potencializada pelo elevado volume de itens em transações com incidências tributárias, seja em operações de compra ou de venda. A Eficiência Fiscal promove a organização, segurança jurídica e economia fiscal das mais de 1.700 empresas que confiam neste trabalho. Fazem parte desse grupo, empresas de contabilidade, empresas varejistas, atacadistas e indústrias, com contabilidade interna ou externa, sejam elas do regime tributário federal Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.

Este post tem 17 comentários

  1. ELISEU PINHEIRO DANTAS

    O crédito de ICMS dos Postos de Gasolina, destina-se ao contribuinte de ICMS sujeito ao regime da substituição tributária, nas hipóteses de vendas de combustíveis e lubrificantes para o consumidor final. A venda final realizada com preço do produto menor do que o valor presumido por pauta (IVA/MVA), pode resultar em valores a título de ressarcimento de ICMS ST. Gostaria de saber se programa faz levantamento desses créditos?

  2. Dálete

    Gostaria de mais informações sobre o software.

    1. Eficiência Fiscal

      Olá, Dálete

      Tudo bem?

      Em breve um de nossos consultores entrará em contato com você para lhe dar mais informações a respeito.

      Abraços

  3. ANDRE SANTOS

    Gostaria de saber mais sobre o software

    1. Eficiência Fiscal

      Olá, Andre

      Tudo bem?

      Um de nossos consultores entrará em contato com você para tirar suas dúvidas sobre a ferramenta.

      Abraços

  4. José Carlos Lopes

    Olá, gostaria de saber mais sobre o software. Poderiam contatar-me ?

    1. Eficiência Fiscal

      Olá, José Carlos!

      Um de nossos consultores irá entrar em contato com você, combinado?

      Abraços

  5. Dinael

    tenho interesse em conhecer mais como funciona

    1. Eficiência Fiscal

      Olá, Dinael!

      Um de nossos consultores irá entrar em contato com você para lhe dar mais detalhes.

      Abraços

  6. Willam

    Olá, o software faz recuperação de tributo PIS/COFINS e ICMS-ST?

    1. Eficiência Fiscal

      Como vai, William?

      Um de nossos consultores entrará em contato com você por e-mail para esclarecer suas dúvidas 😊

      Abraços

  7. Paulo Andrade

    Prezados, boa noite. Gostaria de saber se o software de vocês possibilita atuar na recuperação de creditos de empresas do simples Nacional (icms st e difal).

    1. Eficiência Fiscal

      Olá, Paulo

      Como vai?

      A nossa equipe vai entrar em contato com você para te dar mais detalhes sobre o funcionamento do Eficiência Fiscal.

      Obrigado por nos acompanhar aqui no Blog 🙂

  8. Ester Tavares

    Boa tarde, Sou Ester Tavares, advogada, necessito de um software para calcular restituição de PIS e COFINS.

    1. Eficiência Fiscal

      Bom dia Ester, tudo bem?

      O Eficiência Fiscal não atende a recuperação de crédito de PIS e COFINS. O nosso trabalho é voltado à reclassificação fiscal dos itens.

      Esperamos ter lhe ajudado.

      Abraços

  9. walter costa

    Assessoria e Consultoria ICMS – Solicito a possibilidade de desenvolvimento de software para consulta NCM e CEST e acompanhamento alterações legislação ICMS

    1. Eficiência Fiscal

      Olá Walter, tudo bem?
      O nosso software é voltado para essas consultas e acompanhamentos.
      Um de nossos consultores estará entrando em contato com você por e-mail para esclarecer suas dúvidas 😊
      Abraços

Deixe um comentário