Você está visualizando atualmente Redução de despesas do seu negócio por meio do planejamento e controle orçamentário

Redução de despesas do seu negócio por meio do planejamento e controle orçamentário

A competitividade e globalização do mundo empresarial impõe essencial domínio do conhecimento e desenvolvimento de ferramentas que sejam capazes de ascender organizações ao destaque almejado no mercado, além de contribuir para manter as empresas em compliance fiscal.

Portanto, podemos identificar que ter em mãos estratégias adequadas, alinhadas ao controle das despesas, se consuma na tradução daquelas ferramentas.

Com efeito, o resultado esperado só será possível a partir da observação de critérios e qualidade da informação disponibilizada pelo sistema contábil gerencial adotado pela organização.

Neste conteúdo você vai entender como as empresas podem conseguir uma redução em suas despesas através do planejamento e controle orçamentário.

Confira!

Impactos do planejamento e controle do orçamento empresarial

Considerando que a grande maioria dos negócios no Brasil, se enquadram como micro e pequenas empresas, observa-se que grande parte destas não possuem um planejamento financeiro ou até mesmo, um controle interno eficiente de suas despesas operacionais.

Os proprietários de empresas privadas, esperam que seus investimentos produzam retornos compatíveis com o risco assumido, por meio de geração de resultados econômicos e financeiros (lucros e caixa) adequados por um longo prazo, ou melhor, indefinidamente pois, na maioria das vezes, o investimento é feito em caráter permanente.

O Planejamento Orçamentário é muito importante no desenvolvimento de uma empresa, pois a capacidade dos gestores em delegar e gerenciar as atividades em suas empresas são de extrema necessidade, visando assegurar eficiência no controle das despesas e melhorar a eficácia da operacionalização dos processos no seu resultado apurado.

Na mesma linha, cumpre ressaltar que o controle financeiro deve ser claro e objetivo, ou seja, um resultado transparente onde o Investidor poderá trabalhar com tranquilidade no dia a dia sem precisar utilizar Capital de terceiros nas suas movimentações Administrativas e Financeiras.

Outro fator que pode impactar no resultado da empresa, é competição acirrada, atualmente as empresas procuram adotar estratégias que as mantenham no mercado com a maior margem de Lucro possível e, devido a alta competitividade, a negociação de preços fica cada vez mais limitada e a lucratividade do negócio fica em risco.

Ferramentas e estratégias para reduzir despesas de um negócio

A redução de despesas tornou-se essencial para obtenção de uma lucratividade maior.

Cabe aos gestores de empresas buscarem alternativas que possibilitem reduzir despesas operacionais e, neste contexto, surge a estratégia do planejamento orçamentário como uma ótima alternativa para reduzir as despesas do negócio.

Sendo assim, as empresas podem optar por utilizar algumas técnicas para fins de controle orçamentário como, o (GMD – Gerenciamento Matricial de Despesas),  método de controle (PDCA – Planejar, executar, verificar, agir), Plano de contas, e relatórios de controle orçamentário.

Essas técnicas são aplicadas com o objetivo de melhorar a qualidade das despesas e evitar gastos desnecessários, contribuindo assim para melhorar a lucratividade.

Além das dicas apresentadas, as empresas também podem desenvolver uma mudança de cultura organizacional de gasto consciente, onde todos colaboradores são incentivados a controlar as despesas de seu setor, mediante acompanhamento de um líder previamente designado.

Por mais organizada e bem administrada que uma organização seja, ela sempre estará sujeita a imprevistos, o fator decisivo é, então, o que fazemos diante de cada questão.

E você, ficou com alguma dúvida? Como funciona aí na sua empresa? Compartilhe conosco, comente!

Quer entender quais ações impactam em redução fiscal na sua empresa? Clique no link e continue lendo nossos artigos aqui no Blog.

Artigo escrito pela empresária Claudiceia Ramos de Souza RC ASSESSORIA CONTÁBIL, em Cacoal – RO. (69) 3441-5867 / 3441-7411

Eficiência Fiscal

Através de uma substancial base de regras fiscais, experiência de mais de 20 anos na área e uma tecnologia em inteligência artificial, nós buscamos resolver o problema da falta de conhecimento qualificado para lidar com toda essa complexidade da nossa legislação tributária, que muitas vezes é potencializada pelo elevado volume de itens em transações com incidências tributárias, seja em operações de compra ou de venda. A Eficiência Fiscal promove a organização, segurança jurídica e economia fiscal das mais de 1.700 empresas que confiam neste trabalho. Fazem parte desse grupo, empresas de contabilidade, empresas varejistas, atacadistas e indústrias, com contabilidade interna ou externa, sejam elas do regime tributário federal Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.

Deixe um comentário