O dia a dia de escritórios de contabilidade pode ser muito complexo: o grande volume de tarefas, caso mal planejado, pode atrapalhar o andamento de todo o trabalho, colocando em risco a saúde do negócio.
Muito se discute sobre como lidar com esse desafio, mas práticas simples podem ajudar a otimizar a gestão do tempo, tornando possível a execução de todas as funções em um prazo hábil, aumentando a produtividade e respeitando a legislação contábil.
Gerenciar o tempo no setor contábil é muito importante. Por isso, é sobre esse assunto que falaremos hoje!
Quer aprender algumas dicas de como fazer a melhor otimização no seu escritório? Então acompanhe!
Planeje e monitore a rotina
A premissa básica para usar o tempo de forma estratégica é saber como ele é usado.
Por isso, acompanhe como os trabalhos são executados, encontre pontos fracos a serem aperfeiçoados, bem como aspectos fortes que sirvam de referência.
Um bom gestor é capaz de identificar o desenvolvimento do negócio e agir para corrigir problemas o quanto antes.
Após monitorar como é realizado o trabalho, desenvolva um novo planejamento, atualizado, capaz de se encaixar com os padrões esperados.
Dessa forma, é possível manter a qualidade do serviço oferecido e economizar tempo, removendo tarefas obsoletas e dando mais fluxo à rotina de trabalho.
Defina prioridades
Ter prioridades estipuladas é fundamental para qualquer empreendedor que planeja crescer no mercado, e no ramo de contabilidade isso não seria diferente.
Se a sua ideia é otimizar a gestão do tempo, organize os processos e dê prioridades conforme a necessidade atual: não adianta manter diversas tarefas em andamento, se seu escritório não conseguir cumprir nenhum prazo!
Para isso, reúna sua equipe, estipule um nível de urgência para cada serviço e incentive-os a realizá-las com atenção e seriedade.
Assim, a parte mais burocrática será resolvida e outros trabalhos poderão ser realizados de forma mais ágil.
Possua profissionais especializados
Apesar de parecer normal, muitos escritórios pecam na hora de montar uma equipe qualificada o bastante para resolver os desafios do dia a dia.
Ao montar um corpo de profissionais, esteja atento para suas especialidades, conhecimento em matéria tributária como PIS, COFINS, ICMS, etc.
Essa experiência influencia o uso do tempo, já que eles saberão lidar com trâmites de gestão tributária em suas atribuições.
Use a tecnologia para otimizar a gestão do tempo
A tecnologia faz parte da rotina de qualquer pessoa. Então, por que não usá-la para otimizar a gestão do tempo no seu negócio?
Existem muitas soluções no mercado que podem ajudar a vencer esse desafio no ramo da contabilidade.
Dessa forma, estude quais recursos tecnológicos podem trazer mais resultados para você.
A automação é uma das escolhas com mais benefícios: imagine simplificar a execução de funções meramente burocráticas?
É possível reaplicar o tempo economizado em outras áreas do escritório, melhorando a produtividade.
Outra solução — cada vez mais em alta pelos seus ótimos efeitos — é a adoção de um software de gestão tributária eficaz!
Existem parceiros capazes de disponibilizar esse auxílio para, entre tantas funções, sanar a falta de conhecimento específico, gerando relatórios e dados detalhados sobre o trabalho.
Para isso, o ideal é procurar empresas capacitadas no mercado, que poderão fazer um acompanhamento do seu escritório com um preço justo, influenciando positivamente diversas áreas:
- detalhamento dos créditos PIS e COFINS;
- auditoria de itens;
- auditoria fiscal da NF-e;
- consulta e manifesto de NF-e e CT-e;
- cruzamento de dados.
O tempo é essencial para qualquer negócio se desenvolver de forma sadia. Então, saiba gerenciá-lo da melhor maneira!
Aprendeu como otimizar a gestão do tempo em escritórios de contabilidade?
Pretende colocar em prática nossas dicas? Nós podemos ter a solução que você procura: entre em contato conosco e confira!