Dicas

4 ferramentas de contabilidade para auxiliar a gestão empresarial

Escrito por Eficiência Fiscal

Você sabia que existem algumas ferramentas de contabilidade que podem auxiliar o dia a dia do trabalho do gestor de uma empresa? Contar com esse tipo de tecnologia torna todo o trabalho mais prático e ágil, permitindo que você tenha mais tempo para se dedicar à sua atividade.

Neste artigo, vamos apresentar 4 ferramentas de contabilidade para ajudar no gerenciamento do seu negócio. Acompanhe!

1. Software de gestão financeira/contábil

A utilização de um sistema que realize os lançamentos financeiros e, principalmente, que integre a contabilidade do seu negócio é o primeiro passo para que sua empresa tenha uma gestão contábil eficiente.

Essa prática agiliza a vida do contador, além de fornecer informações com maior grau de assertividade, uma vez que dispensa a necessidade de digitação ou importação de dados de outros sistemas não compatíveis.

Dessa forma, você poderá ter acesso aos relatórios contábeis com mais rapidez, além de poder contar com uma informação de altíssima qualidade e com maior confiabilidade.

2. Sistema eletrônico de cobranças

Processos de cobrança de clientes sempre são tarefas desgastantes. No entanto, existem alguns sistemas que realizam cobranças automáticas, fazendo com que você tenha menos dores de cabeça.

Isso ajuda muito, por exemplo, se o cliente esqueceu ou perdeu o boleto. Essas situações são muito simples de serem resolvidas e dispensam a necessidade de uma ligação, que geralmente é constrangedora para ambas as partes.

Quando o débito persistir, deverá haver uma intervenção pessoal na tentativa de realizar uma negociação com o cliente devedor.

3. Ferramentas de comunicação

Outra ferramenta que facilita a vida dos gestores é o sistema de comunicação instantânea. Algumas empresas contábeis adquirem ou baixam gratuitamente esses softwares e os disponibilizam para os clientes com o objetivo de manter uma comunicação mais eficiente e segura.

Uma das vantagens dessas ferramentas é que os usuários podem armazenar as conversas e buscar informações ou solicitações realizadas dentro do software, podendo inclusive servir como prova de que algo foi enviado ou pedido por alguma das partes.

4. Sistema de armazenamento de dados na nuvem

Os documentos fiscais, financeiros e trabalhistas da sua empresa devem ser mantidos arquivados por determinado tempo. Por exemplo, o XML de todas as notas fiscais eletrônicas emitidas deve ser armazenado por no mínimo 5 anos.

Portanto, outra ferramenta de contabilidade que pode ser utilizada no dia a dia de um negócio é um sistema de armazenamento na nuvem. Além de guardar documentos contábeis, ele também pode servir para armazenar contratos, recibos, comprovantes e quaisquer outros documentos que a gestão da empresa julgar necessário.

A grande vantagem desses sistemas é que dispensam os antigos e espaçosos arquivos físicos. Além disso, você pode encontrar determinado documento sem ter que se dirigir a uma sala específica, pois ele pode ser acessado diretamente do seu computador, com apenas alguns cliques.

Por fim, essas ferramentas de contabilidade servem às empresas tanto quanto aos contadores. Portanto, para trabalhar de uma forma integrada, mais prática e objetiva, é interessante que você passe a considerar a possibilidade de possuí-las.

Gostou deste artigo sobre ferramentas de contabilidade para auxiliar a gestão empresarial? Então, compartilhe este post em suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a essas informações.

Sobre o autor

Eficiência Fiscal

Somos uma empresa de outsourcing em gestão tributária PIS, COFINS e ICMS com foco em 3 operações, nas operações de compra, manutenção de itens e venda de mercadorias. Em resumo, possibilitamos que as empresas de nossos clientes possam se dedicar totalmente à suas áreas de especialidade, ou seja, em seu core business e contar com o nosso conhecimento qualificado em gestão tributária para obtenção de resultados cada vez melhores, a um custo muito inferior daquele que seria necessário para manter um departamento desses dentro da empresa ou contratação de consultores externos. Através de uma substancial base de regras fiscais e uma inovadora tecnologia em inteligência artificial, nós buscamos resolver o problema da falta de conhecimento qualificado para lidar com toda essa complexidade da nossa legislação tributária, que muitas vezes é potencializada pelo elevado volume de itens em transações com incidências tributárias, seja transações de compra ou de venda.

Deixar comentário.

Share This