Você está visualizando atualmente Já conhece o Hal? A nova arma do Fisco contra fraudes fiscais

Já conhece o Hal? A nova arma do Fisco contra fraudes fiscais

O Fisco compreende o conjunto de órgãos públicos responsável por controlar e fiscalizar o cumprimento da legislação tributária em todo o território nacional.

Para exercer esse controle os órgãos de arrecadação, como Receita Federal e as Secretarias de Fazenda dos estados e municípios, através de duas ferramentas poderosas, o T-Rex (supercomputador) e a Harpia (software), rastreiam e cruzam dados de todas as operações envolvendo pessoas físicas e jurídicas em todo o território brasileiro.

Entretanto, a evolução tecnológica abre espaço para que novas estratégias sejam criadas a fim de potencializar o poderio de fiscalização dos órgãos governamentais. Neste contexto, é que o Banco Central introduziu em seu arsenal o Hal, um supercomputador com capacidade de processamento muito superior ao dos sistemas alemão e francês, considerados como os mais sofisticados do mundo.

Quer saber mais sobre essas ferramentas do governo? Continue lendo nosso post!

Harpia: a caçadora dos sonegadores de impostos

O software Harpia, batizado com o nome da ave de rapina mais poderosa do país, foi desenvolvido por engenheiros dos dois centros de tecnologia de São Paulo, o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e o centro tecnológico da Unicamp.

O projeto Harpia foi idealizado com o objetivo de integrar e sistematizar as bases de dado da Receita Federal, captando informações de outras fontes tais como das secretarias estaduais e municipais de Fazenda, e também de investigações já realizadas.

Por meio da combinação e análise de informações dos contribuintes, o software consegue identificar se existem indícios de operações fraudulentas, quer sejam consideradas de alta ou baixa gravidade pelo Fisco.

Dessa forma, essa é a principal missão: caçar os sonegadores de tributos.

T-Rex: o dinossauro da Receita Federal

O T-Rex, um supercomputador fabricado pela IBM que leva o nome da espécie carnívora mais aterrorizante dos dinossauros, pesa cerca de uma tonelada e possui capacidade de processar e cruzar dados de uma quantidade de contribuintes correspondente ao Brasil, Estados Unidos e Alemanha juntos.

Em operação desde 2006, o T-Rex está instalado no Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) na cidade de São Paulo.

Através das movimentações eletrônicas, essa ferramenta cruza on-line as informações das atividades que envolvam CPF ou CNPJ no que diz respeito às operações com:

  • Cartórios (checando os bens imóveis, terrenos, casas, apartamentos, sítios, construções, etc);
  • Detrans (verificando o registro de propriedade dos veículos, tais como motos, barcos, Jet-skis, etc);
  • Bancos (operações com cartões de crédito, débito, aplicações, movimentações, financiamentos);
  • Empresas (folha de pagamentos, FGTS, INSS, IRRF, etc);
  • Serviços básicos (luz, água, telefone, saúde);
  • Do Poder Judiciário em relação ao pagamento de honorários a advogados e/ou indenizações às partes reclamantes.

Lembrando que essa varredura é feita em todas as esferas (Municipal, Estadual e Federal), podendo, ainda, fiscalizar até cinco anos retroativos. Juntos, o T-Rex e a Harpia são as principais armas da Receita Federal do Brasil para combater fraudes, a sonegação de tributos e consequentemente elevar a arrecadação no país.

E o que o Hal faz?

Recentemente, o Banco Central do Brasil introduziu em seu arsenal uma nova ferramenta: o Hal. Seu nome oficial é Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional – CCS, e supera até mesmo os sistemas dos governos da Alemanha e França, considerados os mais eficientes do mundo.

Esse supercomputador, além da capacidade bruta de processamento, está equipado com um software elaborado sob as regras da Inteligência Artificial, e consumiu a maior parte dos R$ 20 milhões utilizados para sua construção.

Basicamente, o Hal trabalha 24 horas rastreando e monitorando as transações bancárias de todas as 182 instituições financeiras no país. Em apenas 4 dias de operação, o Hal criou cerca de 150 milhões de pastas, uma para cada correntista do país, atribuindo aos titulares e seus respectivos procuradores as operações realizadas por cada conta. Tudo isso através do cruzamento das informações baseadas no CPF e CNPJ.

O supercomputador veio somar ao T-Rex e a Harpia. Dessa forma, as três ferramentas cumprem o objetivo de integrar e sistematizar as bases de dados da Receita Federal, dando ao Governo poder para cruzar, instantaneamente, milhares de informações de pessoas físicas e jurídicas em todo o país, ajudando as entidades fazendárias nas tarefas de fiscalização e controle.

Esteja alerta!

O Hal ainda vai passar por ajustes antes de ser integrado efetivamente ao arsenal do Fisco. Entretanto, ele surge para incrementar as ferramentas governamentais de combate a fraudes, caixa dois e lavagem de dinheiro.

Vale ressaltar que o Hal não distingue ações criminosas de descuido e desorganização, ele apenas rastreia as incoerências e autua automaticamente. Em essência, ele dispensará o trabalho do Fiscal, funcionando como um super radar à prova de fraudes.

Por essa razão é fundamental que os contribuintes tenham bastante cautela, e estejam revisando e melhorando seus sistemas de gerenciamento. Corrigindo os detalhes que merecem atenção especial, para consequentemente minimizar cada vez mais os riscos de problemas com o Fisco.   

E aí, o que achou da nova arma do Fisco? Conta pra gente nos comentários! E não esqueça de compartilhar com seus amigos nas redes sociais 😁

Se quiser saber mais sobre como funciona a relação entre o Fisco e as empresas, temos um artigo aqui no Blog que fala sobre isso, acesse clicando aqui!

Eficiência Fiscal

Através de uma substancial base de regras fiscais, experiência de mais de 20 anos na área e uma tecnologia em inteligência artificial, nós buscamos resolver o problema da falta de conhecimento qualificado para lidar com toda essa complexidade da nossa legislação tributária, que muitas vezes é potencializada pelo elevado volume de itens em transações com incidências tributárias, seja em operações de compra ou de venda. A Eficiência Fiscal promove a organização, segurança jurídica e economia fiscal das mais de 1.700 empresas que confiam neste trabalho. Fazem parte desse grupo, empresas de contabilidade, empresas varejistas, atacadistas e indústrias, com contabilidade interna ou externa, sejam elas do regime tributário federal Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.

Este post tem 2 comentários

  1. Daniel

    Esse HAL só não não vai pegar a movimentação de políticos e funcionários públicos de alto escalão.

Deixe um comentário