Você está visualizando atualmente O Fisco e as empresas: entenda como funciona essa relação

O Fisco e as empresas: entenda como funciona essa relação

A denominação Fisco refere-se à autoridade fazendária que tem a função de controlar e fiscalizar o cumprimento da legislação tributária.

Neste artigo, você vai conhecer informações importantes sobre o fisco e as empresas, entendendo como é o funcionamento do órgão, os principais problemas que a empresa pode ter e como evitá-los.

O Fisco é um velho conhecido dos gestores, principalmente pela influência que esse órgão possui nas rotinas organizacionais.

Por isso, é importante estar atento ao cumprimento da legislação e a importância da assessoria contábil nas práticas empresariais.

Como o Fisco funciona?

Ao se falar em Fisco é importante conhecer o conceito deste órgão e entender que ele compreende três níveis distintos:

  • Fisco Municipal: autoridade responsável pela cobrança e fiscalização dos tributos municipais. Por exemplo, o Imposto sobre Serviços (ISS) é de competência municipal.
  • Fisco Estadual: autoridade responsável pela cobrança e fiscalização dos tributos estaduais. Por exemplo, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é de competência estadual.
  • Fisco Federal: autoridade responsável pela cobrança e fiscalização dos tributos federais. Por exemplo, o Imposto de Renda (IR) é de competência federal.

Cada autoridade fazendária tem a capacidade de fiscalizar o cumprimento das obrigações tributárias no limite de suas competências.

Desta forma, as responsabilidades no cumprimento dependerão de quais são as obrigações da empresa frente ao fisco e quais autoridades fazendárias têm competência para fiscalizá-las.

A Receita Federal, por exemplo, possui um a competência mais ampla, detendo a atribuição de fiscalizar todas empresas que contribuem com o pagamento de Tributos Federais.

Para agir corretamente e evitar problemas com o Fisco, o primeiro passo é contar com o apoio de uma assessoria contábil.

Além disso, a era digital trouxe uma nova forma de lidar com as práticas contábeis e com o envio de informações fiscais aos órgãos competentes.

Neste sentido, também é importante contar com uma ferramenta de gestão que permita a realização das obrigações fiscais e tributárias com segurança e eficiência.

Quais são os principais problemas fiscais identificados nas empresas?

Entre os problemas mais comuns identificados em fiscalizações realizadas pelas autoridades fazendárias, podemos destacar:

  • Descumprimento da legislação: as inúmeras normativas, regras e leis relacionadas aos procedimentos contábeis acabam gerando muita confusão e dificuldade de interpretação.

  • Falta de organização no arquivamento de dados: outro problema comum identificado em fiscalizações é a falta de controle e organização por parte das empresas em relação as informações geradas. Muitas vezes o problema está no arquivamento físico de notas fiscais e na ausência de um sistema de gestão tributária eficiente. 

  • Despreparo para as fiscalizações: outro problema comum é o despreparo para o recebimento do Fiscal. Saber como agir diante de uma autoridade fiscalizadora é obrigação de todo gestor.

  • Recolhimento incorreto de tributos: o recolhimento incorreto (a menor ou falta de recolhimento) de tributos pode gerar um passivo significativo para a empresa, principalmente em razão da necessidade de pagar multas e juros pelo descumprimento destas obrigações tributárias.

  • Inadequação na codificação de mercadorias: a codificação das mercadorias gera diversas dúvidas nos gestores, principalmente quando eles não contam com um software eficiente. A codificação incorreta dos itens comercializados implica o pagamento incorreto de tributos, consequentemente, geram problemas econômicos e financeiros para as empresas. Empresas que adotam ferramentas de gestão/softwares específicos para a organização fiscal estão mais seguras quanto à correta codificação das suas mercadorias.

Como evitar problemas com o Fisco?

As empresas são vistas pelo Fisco sempre com certa desconfiança. Isso é comum já que o papel da fiscalização é de averiguar o cumprimento da legislação e o correto recolhimento de tributos.

Por isso, para evitar problemas com o Fisco você deve começar contando com o apoio de ferramentas e softwares de gestão, que permitam maior controle e eficiência nas suas práticas contábeis rotineiras.

Como mencionamos, a maior parte dos problemas relacionados ao fisco está no descumprimento da legislação por falta de organização.

Um software específico permite que você evite este tipo de problema e esteja mais seguro quanto à regularidade das suas atividades.

Agora que você já sabe como é a relação entre o fisco e as empresas, siga a Eficiência Fiscal nas redes sociais e fique por dentro de outros conteúdos contábeis importantes para a segurança e planejamento do seu negócio. Estamos no Facebook, Twitter e Instagram!

Eficiência Fiscal

Através de uma substancial base de regras fiscais, experiência de mais de 20 anos na área e uma tecnologia em inteligência artificial, nós buscamos resolver o problema da falta de conhecimento qualificado para lidar com toda essa complexidade da nossa legislação tributária, que muitas vezes é potencializada pelo elevado volume de itens em transações com incidências tributárias, seja em operações de compra ou de venda. A Eficiência Fiscal promove a organização, segurança jurídica e economia fiscal das mais de 1.700 empresas que confiam neste trabalho. Fazem parte desse grupo, empresas de contabilidade, empresas varejistas, atacadistas e indústrias, com contabilidade interna ou externa, sejam elas do regime tributário federal Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.

Este post tem 4 comentários

  1. Delzi moura

    Esclarece uma dúvida por favor ? Existe a forma de parcelar débitos tributários diretamente junto ao fusco e se sim de que forma?

    1. Eficiência Fiscal

      Oi Delzi, como vai?

      Sim. Cada esfera comporta seus parcelamentos, se tiver dívidas na Prefeitura procure entrar com seu usuário e senha ou certificado digital e busque por esse tipo de modalidade dentro da área do contribuinte. É assim que funciona para quase todos os poderes, Municipais, Estaduais e Federais. Mas se mesmo assim achar complicado ou tiver dificuldade procure uma agência de rendas e se informe melhor para regularizar a sua situação.

      Abraços

  2. VITOR FERNANDES DA SILVA

    Poderia me dizer quem é o autor dessas pesquisas, deve ter algum nome em especifico… sem ser o nome da empresa. Iria me ajudar bastante no meu tcc

    1. Eficiência Fiscal

      Olá, Vitor

      Como vai?

      Pelo que entendemos a sua dúvida diz respeito à forma como irá referenciar o conteúdo do nosso Blog no seu TCC, certo?

      Geralmente, cada instituição de ensino possui um manual próprio com as devidas orientações quanto às normas adotadas para formatação das referências e citações nos trabalhos.

      Para te dar um norte, nesse sentido, veja este exemplo de como você pode referenciar conteúdo on-line no seu trabalho:

      BLOG EFICIÊNCIA FISCAL. O Fisco e as empresas: entenda como funciona essa relação. Disponível em: https://blog.eficienciafiscal.com.br/o-fisco-e-as-empresas-entenda-como-funciona-essa-relacao/. Acesso em: 10 de jul. 2020

      Para citar o artigo, basta seguir o modelo:

      (BLOG EFICIÊNCIA FISCAL, 2020)

      Caso tenha ficado alguma dúvida, dê uma olhadinha nesse conteúdo aqui (https://comunidade.rockcontent.com/como-fazer-referencia-de-site/).

      Esperamos tê-lo ajudado 🙂

Deixe um comentário