No momento, você está visualizando Receita Federal penaliza uso indevido de Web Services na captura de notas fiscais eletrônicas

Receita Federal penaliza uso indevido de Web Services na captura de notas fiscais eletrônicas

Já faz um tempo que a Receita Federal (RFB) anda buscando formas de regulamentar a consulta de notas fiscais eletrônicas (NF-e) com o objetivo de combater excessos e prevenir instabilidades ocasionadas por congestionamento nos seus servidores.

Uma das soluções encontradas pelo Fisco foi enrijecer a forma como sistemas de terceiros acessam, consultam e capturam as notas fiscais via web services nos servidores da Receita Federal.

Desde 10/03/2022, conforme estipula a NT 2014.002, o contribuinte será penalizado ao descumprir as regras de tempo e volume de consulta.

O sistema que tentar acessar um volume de notas superior ao permitido e não respeitar o hiato entre a primeira e a última consulta entrará num processo de banimento, pois a regra de impedimento aplicada na última tentativa se renovará sempre que o usuário tentar fazer uma nova consulta.

O que diz a NT 2014.002

Visando garantir a sustentabilidade dos serviços de download de NF-e, Web Service NFeDistribuicaoDFe, regulamentados pela NT 2014.002, estará vigente a partir de 10/03/22, concomitante com o retorno das consultas consChNFe e consNSU, as seguintes regras de uso indevido: 

1) Não há mais documentos a distribuir e usuário continua consultando; 

2) Usuário não está consultando os NSU de forma sequencial; 

3) Consultada uma quantidade de NF-e ou NSU superior ao limite permitido por hora. 

Clique aqui para ler a nota técnica na íntegra no site oficial da NF-e.

Observação: Em quaisquer dos três tipos de consulta, quando o usuário receber a mensagem de consumo indevido, deve aguardar 1 hora. Se retomar a consulta antes de completar 1 (uma) hora, o tempo é zerado e a contagem reiniciará até completar 1 hora novamente.

Cuidados a serem tomados para evitar problemas com a captura de notas fiscais

O primeiro cuidado que você empreendedor precisa tomar é se certificar que o seu software de captura esteja 100% adequado a essa regra.

Em segundo lugar, opte por um único sistema de captura, para não correr o risco de os dois sistemas tentarem acessar as notas ao mesmo tempo e criar um choque que pode render bloqueios consecutivos e duradouros na captura das suas notas.

Se ainda assim for necessário utilizar mais de um sistema ao mesmo tempo para a sua empresa, configure-os para que as capturas de notas fiscais e eventos junto a RFB sejam realizados em turnos distintos, com boa margem de segurança horária entre um sistema e outro.

Por exemplo: um sistema deverá realizar a captura de notas fiscais durante a manhã e tarde e o outro sistema deverá ser configurado para captura durante a noite e madrugada.

Caso você não saiba como resolver esse problema, o Eficiência Fiscal pode lhe ajudar.

O nosso sistema de gestão fiscal e tributária pode ser integrado via API a outros sistemas e podemos ajudar você a padronizar esses processos para que não existam penalizações por uso indevido do web service da RFB. 

Com a nossa robusta API de consulta de arquivos fiscais digitais você poderá realizar a configuração de quantos sistemas de terceiros desejar e também poderá capturar as notas fiscais na velocidade que o seu negócio precisa.

Para saber como podemos melhor lhe ajudar a se manter em conformidade com as novas regras da legislação, aperte aqui e elimine suas dúvidas com um de nossos consultores.

>>Clique aqui e fale com um consultor<<

Esse conteúdo te ajudou?

Confira também Saiba como consultar notas fiscais de forma rápida e segura.

Eficiência Fiscal

Através de uma substancial base de regras fiscais, experiência de mais de 20 anos na área e uma tecnologia em inteligência artificial, nós buscamos resolver o problema da falta de conhecimento qualificado para lidar com toda essa complexidade da nossa legislação tributária, que muitas vezes é potencializada pelo elevado volume de itens em transações com incidências tributárias, seja em operações de compra ou de venda. A Eficiência Fiscal promove a organização, segurança jurídica e economia fiscal das mais de 1.700 empresas que confiam neste trabalho. Fazem parte desse grupo, empresas de contabilidade, empresas varejistas, atacadistas e indústrias, com contabilidade interna ou externa, sejam elas do regime tributário federal Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.

Deixe um comentário