Você está visualizando atualmente Saiba como consultar notas fiscais de forma rápida e segura

Saiba como consultar notas fiscais de forma rápida e segura

Consultar notas fiscais é uma atividade recorrente nas empresas e escritórios de contabilidade.

Isso porque elas são os documentos que registram as operações de compra, venda e transferência de produtos e bens da empresa para clientes ou fornecedores.

Se você é empresário, essa consulta ajuda a identificar, por exemplo, se o seu negócio foi envolvido em fraudes com notas frias. 

Além disso, através da consulta, você consegue garantir que os valores e informações da operação foram registrados corretamente. 

Isso é importante para evitar que a sua empresa pague impostos indevidos (ou deixe de pagar) e fique refém de multas e penalidades aplicadas pelo Fisco em casos de irregularidades.

Por outro lado, se você é Contador, ter acesso às notas fiscais dos seus clientes é de suma importância para garantir que o SPED será entregue em dia, evitando atrasos na escrituração e multas fiscais por descumprimento de prazos.

No artigo de hoje, você vai entender quais são os dois caminhos existentes para consultar notas fiscais e qual é o mais indicado se você deseja realizar essa consulta com segurança e rapidez.

1° Consulta pela SEFAZ

Diga-se de passagem que este é o caminho mais difícil para consultar notas fiscais, isso porque o processo é praticamente 90% manual.

Mas é uma opção gratuita e válida se, no seu negócio, o fluxo de notas emitidas e recebidas é bem pequeno.

Tudo o que você precisa fazer é acessar o Portal da NF-e, no campo “Serviços mais Acessados” e em seguida “Consultar NF-e”:

Como consultar notas fiscais - Consulta através da SEFAZ

O próximo passo é inserir a chave de acesso da nota no campo correspondente, preencher o Captcha e apertar em “Continuar”:

Como consultar notas fiscais - Consulta através da SEFAZ

Por esse caminho você conseguirá fazer a consulta simples da nota. Isso significa que algumas informações podem não estar disponíveis.

Mas se você deseja fazer a consulta completa, vai precisar do certificado digital da empresa.

O que você precisa fazer é, dentro do aplicativo de Manifestação do Destinatário da SEFAZ, acessar o campo “Sistema” >> “Certificados” e cadastrar o certificado digital A1 da empresa.

2° Consulta através de sistemas de gestão fiscal

A segunda forma que você pode escolher para consultar tanto NF-e como CT-e de entrada e saída, é investir em um sistema de gestão fiscal que:

  • Captura;
  • Consulta;
  • Baixa;
  • E armazena esses documentos de forma automática.

Como consultar notas fiscais - Consulta através de sistemas de gestão fiscal

Para que você não tenha que ficar consultando manualmente as notas pela chave de acesso, ou perder horas e horas baixando esses arquivos um por um através do site da SEFAZ.

Temos mais de 20 anos de experiência aqui na Eficiência Fiscal, atuando na área fiscal e contábil, por isso afirmamos: 

Ao contar com um sistema fiscal, investindo menos do que o valor de uma cafezinho por dia, você economiza cerca de 21 horas semanais em trabalho manual de consulta e download de notas.

Capture, consulte e armazene suas notas fiscais de forma automática e segura - Botão laranja com o texto "Quero testar o Eficiência Fiscal

Qual a melhor opção?

Optar entre a consulta manual de notas e a consulta automática é uma decisão pessoal de cada empreendedor.

Fato é que, processos manuais desperdiçam tempo, o recurso mais valioso que os negócios possuem.

E tempo é dinheiro.

Empresas do varejo, com um fluxo alto de notas emitidas e recebidas, assim como empresas com várias filiais, por exemplo, precisam ter um controle mais efetivo sobre as operações envolvendo o seu CNPJ

Isso ajuda a reduzir, inclusive, custos com impostos, além de contribuir para o compliance fiscal da empresa.

Procura por um sistema assim?

Aperte o botão abaixo, preencha o formulário e garanta um período de teste grátis do Eficiência Fiscal por 7 dias:

Eficiência Fiscal

Através de uma substancial base de regras fiscais, experiência de mais de 20 anos na área e uma tecnologia em inteligência artificial, nós buscamos resolver o problema da falta de conhecimento qualificado para lidar com toda essa complexidade da nossa legislação tributária, que muitas vezes é potencializada pelo elevado volume de itens em transações com incidências tributárias, seja em operações de compra ou de venda. A Eficiência Fiscal promove a organização, segurança jurídica e economia fiscal das mais de 1.700 empresas que confiam neste trabalho. Fazem parte desse grupo, empresas de contabilidade, empresas varejistas, atacadistas e indústrias, com contabilidade interna ou externa, sejam elas do regime tributário federal Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.

Deixe um comentário