Você está visualizando atualmente 3 razões para fazer o planejamento tributário do seu negócio

3 razões para fazer o planejamento tributário do seu negócio

Carga tributária elevada, legislação complexa e dinâmica, processos extremamente burocráticos e falta de planejamento tributário são os maiores responsáveis pelo custo elevado com tributos nas empresas.

Segundo o advogado tributarista e sócio da Vieira, Spinella e Marchiotti Advogados Associados, com sede em Maringá-PR, Weslen Vieira, a falta de planejamento tributário, principalmente nas médias e pequenas empresas, faz com que a maioria pague mais impostos que o devido.

Nas próximas linhas, você vai entender a importância e porque você deve se preocupar em fazer um planejamento tributário, quer já tenha uma empresa ou esteja considerando abrir um negócio.

Vamos lá?

A importância de um bom planejamento tributário

Talvez você esteja se perguntando “como uma empresa pode economizar nos impostos, se eles são instituídos pelo Estado?”

Evidentemente, pagar impostos é obrigatório para todas as empresas que prezam por atuar na legalidade.

Deixando qualquer discussão política de lado, são os recursos obtidos através dos tributos que possibilitam que a máquina pública funcione e a população seja beneficiada com serviços de qualidade nas áreas da saúde, educação e lazer, por exemplo.

Acontece que é possível reduzir a carga tributária de um negócio, a partir de um bom planejamento tributário.

Evidentemente, isso envolve muito mais do que determinar se a empresa será tributada pelo Simples Nacional, Lucro Real ou Presumido (Regime Normal).

É preciso analisar os números da empresa (faturamento, despesas, margem de lucro, operações principais e secundárias, fornecedores e eventuais pendências tributárias), estudar os incentivos fiscais disponíveis para aquele segmento, definir a melhor forma de remuneração dos sócios e avaliar a possibilidade de divisão do negócio (indústria e prestadora de serviços, por exemplo).

Além disso, tão fundamental quanto escolher o regime tributário adequado é revisar esse regime anualmente, para garantir que ele ainda é a opção mais vantajosa para a realidade do negócio.

Essas são as razões para fazer um planejamento tributário

1 Reduzir custos tributários

Alguns empreendedores, especialmente os iniciantes, podem acreditar que apurar os impostos pelo Simples Nacional sempre é a melhor forma de economizar nos impostos.

A verdade é que não é bem assim. 

O Simples Nacional é vantajoso, quando os negócios se enquadram nos parâmetros de faturamento desse regime.

Porém, dependendo do nível de faturamento do negócio, tributar pelo Simples Nacional pode fazer a empresa pagar um imposto maior do que ela pagaria se optasse pelo Lucro Real ou Presumido, por exemplo.

Isso porque o regime simplificado não considera a lucratividade da empresa, apenas o volume de faturamento. 

Já no Lucro Real, a apuração é feita com base no lucro obtido e não no faturamento que a empresa teve em um determinado período.

Dessa forma, mesmo que seja mais simples recolher os impostos pelo Simples, isso pode acabar prejudicando a saúde financeira do seu negócio.

O objetivo do planejamento tributário é estudar essas particularidades e determinar qual é o regime tributário mais vantajoso para o negócio dentro do contexto em que ele está

2 Aproveitar incentivos fiscais 

Como você viu no primeiro tópico deste conteúdo, um bom planejamento tributário envolve o estudo dos incentivos fiscais disponíveis para determinados segmentos econômicos.

Além dos incentivos fiscais, as empresas também podem se beneficiar dos regimes de apuração monofásica e substituição tributária para aproveitar créditos de PIS/COFINS e, consequentemente, reduzir custos.

3 Previsibilidade e segurança para tomar decisões

Empreendedores do século 21 tem mil e uma obrigações. 

O mercado muda o tempo todo, assim como as necessidades das pessoas. Novos produtos são criados e as empresas precisam se adaptar rapidamente para se manterem competitivas.

Diante disso, é fundamental para o Gestor ter previsibilidade sobre os custos com tributos.

Além de evitar surpresinhas desagradáveis, como multas e autuações fiscais que podem comprometer o orçamento e prejudicar outras áreas da empresa, um planejamento tributário redondinho proporciona maior segurança para tomar decisões estratégicas visando o crescimento do negócio.

Faz sentido para você?

Confira também 4 motivos para implantar um sistema fiscal no seu negócio.

Eficiência Fiscal

Através de uma substancial base de regras fiscais, experiência de mais de 20 anos na área e uma tecnologia em inteligência artificial, nós buscamos resolver o problema da falta de conhecimento qualificado para lidar com toda essa complexidade da nossa legislação tributária, que muitas vezes é potencializada pelo elevado volume de itens em transações com incidências tributárias, seja em operações de compra ou de venda. A Eficiência Fiscal promove a organização, segurança jurídica e economia fiscal das mais de 1.700 empresas que confiam neste trabalho. Fazem parte desse grupo, empresas de contabilidade, empresas varejistas, atacadistas e indústrias, com contabilidade interna ou externa, sejam elas do regime tributário federal Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.

Deixe um comentário