Talvez você não saiba, mas pode estar cometendo erros de contabilidade na sua empresa.
Isso é grave, pois a contabilidade é uma parte essencial do empreendimento que, caso não funcione adequadamente, pode comprometer a empresa do ponto de vista legal e até mesmo estratégico.
Por isso saiba, agora mesmo, quais são os erros contábeis mais frequentes e entenda como é possível evitá-los, trazendo benefícios para a sua empresa.
Acompanhe!
1. Não fazer um planejamento tributário
Este é o principal erro cometido pelas empresas.
Sem um planejamento adequado, a companhia não se organiza em função dos tributos e acaba sendo impactada pela alta carga tributária.
Em casos extremos, gestores acabam optando pela sonegação fiscal para evitar prejuízos e terminam com dívidas ainda maiores.
O planejamento tributário envolve práticas como o enquadramento tributário, algo essencial para reduzir a carga e identificar oportunidades legais para transformar as obrigações em diferenciais da empresa, como os incentivos fiscais.
2. Perder recibos
Pode soar estranho, mas ainda hoje muitas empresas enfrentam problemas com a Receita Federal por conta de recibos perdidos.
Este erro é praticamente inconcebível em tempos modernos, uma vez que é possível digitalizar todos os documentos, reduzindo os espaços para organizar os papéis.
Assim, diante de qualquer erro ou diferença contábil apresentada, a empresa tem como resgatar os arquivos e comprovar os números dos demonstrativos financeiros.
Ter uma boa prática quanto aos documentos é fundamental para evitar multas e aumentar os valores dos tributos.
3. Pensar somente no curto prazo
Outro problema comum acontece quando o gestor decide cuidar somente do dia a dia da empresa e não investe no futuro.
Questões como a identificação de riscos financeiros e estimativa de crescimento são tão importantes quanto “tirar as tarefas da frente”.
É comum ver empresas que crescem e se veem diante da dificuldade de adequar a equipe a uma nova demanda por espaço físico.
Isso inviabiliza a adaptação ao novo ritmo de trabalho e tende a prejudicar o rendimento dos funcionários.
4. Contratar pessoas erradas
Acreditar que a contabilidade é de responsabilidade do gestor ou delegar as tarefas relativas à área a amigos ou parentes também costuma comprometer o futuro de uma organização.
A contabilidade é um dos setores fundamentais da empresa, responsável por mantê-la funcionando de acordo com a lei e por fornecer subsídios para uma melhor atuação do gestor.
Por isso, o ideal é deixá-la sob o cuidado de especialistas, até mesmo para evitar a figura do chamado “gestor faz tudo”.
5. Calcular errado
Essa é uma das consequências do erro anteriormente citado.
Quando os cálculos são realizados de maneira errada, muitas vezes por pessoas que não são da área, os riscos para a empresa são enormes: é possível sofrer com auditorias e multas, colocando em risco a sequência das atividades.
Esses erros de contabilidade se dão por conta da atuação de profissionais inexperientes, mas também por conta de questões como cansaço e acúmulo de tarefas.
Novamente, profissionais experientes são a solução para o problema.
6. Descuidar da emissão de notas fiscais
Outra origem de multas desnecessárias das empresas brasileiras é a emissão inadequada de notas fiscais.
Quando não existe uma rotina de emissão e controle delas, a tendência é que os erros apareçam e os problemas também.
Para tanto, é preciso considerar soluções como a adoção de um padrão a ser seguido pela equipe.
Agrupando tarefas similares você otimiza o tempo e diminui a incidência de erros.
Considere também o uso de softwares de emissão e gestão de NFE’s.
Agora que você conhece os principais erros de contabilidade, confira mais um de nossos posts: Aprenda a reduzir riscos tributários e não seja pego de surpresa!