Você está visualizando atualmente 4 dicas para melhorar a relação entre empresas e Fisco

4 dicas para melhorar a relação entre empresas e Fisco

A relação entre empresas e Fisco, por vezes, pode ser um pouco complexa e trazer alguma dor de cabeça para empresários com pouco tempo disponível e milhões de obrigações fiscais para cumprir.

O objetivo desse artigo é trazer algumas dicas que vão ajudar a melhorar a relação entre a sua empresa e o Fisco, para que você tenha mais tranquilidade e preserve o compliance fiscal do seu negócio.

Continue a leitura.

1 “Se não poder vencer o inimigo, junte-se a ele.”

É comum empreendedores reclamarem da complexidade do sistema tributário e da enorme quantidade de obrigações impostas sobre as empresas.

A queixa é absolutamente compreensível, tanto que a Reforma Tributária vem sendo discutida há anos pelas autoridades competentes justamente para facilitar processos tributários no Brasil.

Mas o fato é que nesse cabo de guerra a corda arrebenta para o “lado mais fraco”. 

Isso significa que não adianta querer medir forças ou brigar com o Fisco pela forma como ele funciona.

Para você ter uma ideia, o último Boletim do Mapa de Empresas do Ministério da Economia, divulgado em setembro de 2021, revelou que existem 18.440.986 empresas ativas no Brasil.

A burocracia acaba sendo necessária para prevenir fraudes e garantir que as operações realizadas pelas empresas brasileiras aconteçam dentro da legalidade.

Assim, a máxima que defendemos aqui na Eficiência Fiscal é: coopere com o Fisco.

Cooperar significa estar em conformidade.

Por outro lado, isso não quer dizer que você deve engolir erros tributários ou penalidades indevidas que sobrevierem sobre o seu negócio.

Mas ao cooperar, você garante mais tranquilidade e segurança jurídica para recorrer, caso uma situação assim venha a ocorrer, justamente por estar com os processos regularizados.

2 Contrate um bom Contador 

Ter um bom profissional contábil como aliado é fundamental para garantir a conformidade com o Fisco.

Isso porque o Contador exerce o papel de intermediador entre empresas e os órgãos fiscalizadores.

Ao contar com o apoio de um bom profissional, o empresário tem mais tranquilidade ao saber que as obrigações fiscais da sua empresa estão em boas mãos.

3 Preocupe-se com saúde fiscal do seu negócio

A terceira dica é também um gargalo para muitos empresários.

Por falta de conhecimento, disponibilidade ou até mesmo interesse, muitos empresários acreditam que ao contratar um Contador, todos os seus problemas estarão resolvidos e não haverá mais necessidade alguma de executar uma boa gestão fiscal e tributária.

A realidade é que o empresário precisa assumir o compromisso pessoal de cuidar da saúde fiscal do seu negócio, pois isso tem impacto direto no equilíbrio financeiro da empresa.

“Como fazer isso?”

Comece pelo básico:

  • Emita notas fiscais;
  • Controle as notas fiscais emitidas contra o seu CNPJ;
  • Armazene esses documentos fiscais de forma segura na nuvem;
  • Cadastre os produtos do seu estoque com os códigos fiscais corretos;
  • Corrija eventuais erros assim que identificados;
  • Entregue todos os dados solicitados pelo Contador em tempo hábil para o envio da escrituração.

>>EBOOK GRATUITO: GUIA PRÁTICO DOS CÓDIGOS FISCAIS<<

4 Deixe a tecnologia trabalhar por você

Se a complexidade da legislação fiscal e tributária jogam pedras no seu caminho e dificultam a gestão do seu negócio, a tecnologia existe para te ajudar a tornar a relação entre o seu negócio e o Fisco mais transparente.

Soluções em gestão fiscal e tributária como o Eficiência Fiscal descomplicam as rotinas fiscais nas empresas e conferem ao gestor maior controle sobre a saúde financeira do seu negócio e:

  • Automatizar rotinas de captura, consulta e armazenamento de notas e documentos fiscais;
  • Encontrar e corrigir erros nas notas fiscais antes de enviar para o Fisco;
  • Identificar erros nos cálculos dos impostos e economizar;
  • Prevenir-se contra multas e autuações por descumprir regras e prazos fiscais;
  • Adequar-se automaticamente às mudanças na legislação no momento exato em que entrarem em vigor.

Se você tem o desejo de experimentar os benefícios que uma gestão fiscal eficiente e automatizada pode lhe proporcionar, aperte aqui e tire suas dúvidas com um de nossos consultores sobre como a tecnologia do Eficiência Fiscal melhor pode lhe atender.

Eficiência Fiscal

Através de uma substancial base de regras fiscais, experiência de mais de 20 anos na área e uma tecnologia em inteligência artificial, nós buscamos resolver o problema da falta de conhecimento qualificado para lidar com toda essa complexidade da nossa legislação tributária, que muitas vezes é potencializada pelo elevado volume de itens em transações com incidências tributárias, seja em operações de compra ou de venda. A Eficiência Fiscal promove a organização, segurança jurídica e economia fiscal das mais de 1.700 empresas que confiam neste trabalho. Fazem parte desse grupo, empresas de contabilidade, empresas varejistas, atacadistas e indústrias, com contabilidade interna ou externa, sejam elas do regime tributário federal Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.

Deixe um comentário