Dicas

Entenda porque a comunicação integrada entre empresário e contador é um dos pilares para o sucesso do seu negócio

comunicação empresário e contador - dois profissionais sentados frente a frente fazendo negócios
Escrito por Eficiência Fiscal

O empreendedor que almeja o sucesso do seu negócio precisa dar atenção à uma série de aspectos relacionados à gestão do seu negócio, um deles é a forma como ocorre a comunicação entre empresário e contador.

A contabilidade não é só fundamental para a administração de uma empresa, sem ela é até mesmo impossível gerir um negócio, principalmente quando existe a preocupação em manter o negócio em conformidade com a legislação.

Não existe uma fórmula secreta que garanta o sucesso de um empreendimento, mas existem alguns fatores que sustentam uma gestão eficiente.

Dentre elas, abordaremos neste artigo, especificamente, a relação entre empresário e contador.

Funções diferentes, mesmo objetivo 

Dentro de um contexto organizacional é evidente que as funções do empresário e do contador são bem distintas.

Enquanto o gestor precisa ter uma visão holística do negócio e entender, ainda que superficialmente, a dinâmica de cada setor da empresa, é o profissional contábil quem recomenda o regime tributário mais apropriado, cuida dos lançamentos, balancetes mensais e demonstrações, operações com fluxo de caixa e prestação de conta às Receita Federal, Receitas estaduais e municipais. 

Além disso, o contador também  é quem pode indicar alternativas para reduzir custos e aumentar a lucratividade e rentabilidade do empreendimento.

Dessa forma, além de buscar oferecer ao cliente produtos e serviços de qualidade o empresário precisa se preocupar com a saúde fiscal do seu negócio, e o primeiro passo é escolhendo um bom contador.

Dificuldades na relação empresário e contador   

Embora a escolha de um bom profissional contábil ajude muito na gestão fiscal de uma empresa, o empresário precisa participar ativamente desse processo.

Nesse sentido, a maior dificuldade nessa relação empresário e contador diz respeito ao envio dos documentos que fundamentam as operações realizadas pela empresa para a realização da escrituração fiscal e contábil.

É muito comum que os profissionais da contabilidade tenham que retificar as declarações já enviadas ao Fisco, isso ocorre principalmente porque recebem tardiamente os documentos que precisam ser contabilizados.

Dessa forma, é necessário que o empreendedor tome consciência da importância de repassar as informações em tempo hábil ao contador, uma vez que isso afeta diretamente a saúde financeira da empresa, além de influenciar no compliance fiscal.

Em todo caso, além de enviar os dados corretos para o contador também é importante que o empresário confira o que está sendo enviado à fiscalização, uma vez que estará sujeito a penalizações em casos de irregularidades.

Dicas para tornar a comunicação empresário e contador mais eficiente

Sabemos que as rotinas de ambas as partes são muito peculiares, por isso separamos algumas dicas para ajudar a minimizar os problemas de comunicação entre empresário e contador garantindo que ambos tenham melhores resultados em suas tarefas.

Confira!

Empresário, escolha um contador de sua confiança

Empresário e contador não são rivais, muito pelo contrário! 

Ambos possuem obrigações diferentes que desempenhadas de forma integrada contribuem para a saúde fiscal do negócio.

Assim, a comunicação entre empresário e contador precisa ocorrer de forma organizada e muito transparente, pois ambos terão que prestar contas em uma eventual fiscalização.

Por isso, escolha com cuidado o profissional que gerenciará essa área do seu negócio, independente se a contabilidade é feita internamente ou seja terceirizada.

Mantenha os seus arquivos fiscais organizados

O próprio título é autoexplicativo, não é mesmo?!

Manter os documentos fiscais da sua empresa em ordem é tão importante que temos um conteúdo completo aqui no Blog falando só disso.

Neste conteúdo explicamos tudo o que você precisa fazer para que isso seja uma realidade (se ainda não é) na sua empresa. 

Vamos para a próxima dica?

Tenha um cronograma de entregas, siga o cronograma

Todas as obrigações fiscais que uma empresa precisa entregar ao Fisco possuem prazos para serem efetuadas. 

Dessa forma, organize as suas atividades em um cronograma, e principalmente, siga-o.

Se você é contador, ótimo! Já está ciente dos prazos que a legislação determina para a entrega da escrituração e demais obrigações.

Basta sentar com o seu cliente e estabelecerem juntos um calendário de entregas.

Empresário, tenha em mente que o seu contador trabalha a partir das informações repassadas por você. 

Assim, para que ele consiga realizar o trabalho dele de forma satisfatória, você precisa fazer a sua parte e enviar os registros das operações no tempo estabelecido.

Lembre-se que essa parceria irá refletir positivamente sobre o desempenho e a saúde financeira da sua empresa. 

Aposte na tecnologia

A última dica, mas não menos importante, é a tecnologia, é uma aliada fundamental, faça uso dela.

Hoje em dia existem sistemas que integram e facilitam a troca de informações entre ambas as partes, de forma que o contador consiga acessar os dados em tempo hábil para realizar a escrituração e o empresário possa automatizar mais uma de suas responsabilidades e assim dedicar-se às outras atividades.

Por que não utilizar isso a seu favor?!

Se você sente a necessidade de implantar uma ferramenta assim na sua empresa mas não quer arriscar ficar testando uma e outra, temos uma solução perfeita para você! 

Basta clicar no botão abaixo para falar diretamente com a nossa equipe de consultores. Estamos à disposição para esclarecer suas dúvidas e ajudar o seu negócio a alcançar resultados cada vez melhores.

Não se esqueça de fazer a sua inscrição na nossa Newsletter para receber mensalmente na sua caixa de entrada notícias, dicas e conteúdos exclusivos sobre diversos assuntos relacionados ao dia a dia nas empresas e escritórios de contabilidade.

Sobre o autor

Eficiência Fiscal

Através de uma substancial base de regras fiscais, experiência de mais de 20 anos na área e uma tecnologia em inteligência artificial, nós buscamos resolver o problema da falta de conhecimento qualificado para lidar com toda essa complexidade da nossa legislação tributária, que muitas vezes é potencializada pelo elevado volume de itens em transações com incidências tributárias, seja em operações de compra ou de venda. O Eficiência Fiscal promove a organização, segurança jurídica e economia fiscal das mais de 1.700 empresas que confiam neste trabalho. Fazem parte desse grupo, empresas de contabilidade, empresas varejistas, atacadistas e indústrias, com contabilidade interna ou externa, sejam elas do regime tributário federal Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.

Deixar comentário.