Você está visualizando atualmente É possível proteger o seu negócio das recorrentes mudanças na legislação! Confira as dicas

É possível proteger o seu negócio das recorrentes mudanças na legislação! Confira as dicas

Você já sentiu dificuldade de acompanhar e se adequar às mudanças rotineiras na legislação tributária?

Saiba que esse não é um problema só seu, a grande maioria dos empresários em todo o país sofrem com a mesma situação. 

Pense na quantidade de regras de ordem federal, estadual e municipal que existem para regulamentar as atividades nas empresas. 

Agora, imagine ter que reestruturar todo um processo por conta de uma mudança, aparentemente simples, que afeta toda a forma como uma tarefa é executada, seja em relação às entregas das obrigações fiscais ou mesmo na forma como os tributos são recolhidos. 

Nesse contexto, preparamos este conteúdo para lhe orientar quanto às melhores práticas que lhe ajudarão a proteger o seu negócio frente às mudanças na legislação.

Brasil altera cerca de 1,8 normas tributárias por dia

De acordo com um estudo desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – IBPT em 2016, desde a promulgação da Constituição Federal de 1988, o Brasil já editou cerca de 5,4 milhões de normas.

Desse montante, um percentual de 6,65% correspondem às normas tributárias alteradas até a data em que o levantamento foi feito pelo IBPT.

Isso significa que das 5.471.980 normas alteradas, 363.779 são somente de ordem tributária.

Separando este número nas três esferas foram modificadas:

31.221 normas tributárias federais;

110.610 normas tributárias estaduais;

221.948 normas tributárias municipais;

A estimativa é que 1,8 normas tributárias são alteradas por dia!

Você pode conferir o estudo na íntegra, clicando aqui.

Imagine a dificuldade que empresários e até profissionais contábeis encontram para entender e acompanhar  todas essas mudanças em tempo real?!

Dicas para proteger o seu negócio contra as mudanças na legislação

Vimos que um dos grandes desafios do empreendedor que se preocupa com a gestão fiscal e tributária do seu negócio é justamente a própria legislação.

Mas, fique tranquilo. 

Vamos te apresentar umas dicas muito práticas para reduzir os impactos da volatilidade dessas mudanças sobre a produtividade do seu negócio.

Torne o compliance uma cultura na sua empresa

O termo compliance é muito utilizado para conceituar um conjunto de técnicas e estratégias empregadas em um negócio para mantê-lo em conformidade com as regras e obrigações a que está sujeito.

Dessa forma, independente do ramo de atuação em que você está, implantar o compliance não só ajudará a sua empresa se manter competitiva e com boa reputação no mercado como também irá prevenir que você seja penalizado em virtude do descumprimento da legislação. 

Assim, se você já mantém no seu negócio uma política de compliance fica muito mais fácil ajustar somente o necessário quando surgir alguma mudança, uma vez que a ideia de conformidade já está enraizada em cada departamento da sua empresa. 

Temos aqui no Blog um conteúdo completo sobre compliance fiscal. Acesse para entender como você pode implantá-lo na sua empresa! 

Mantenha-se sempre informado

Não tem pra onde correr! Estar informado sobre os aspectos que envolvem o seu negócio faz toda a diferença quando se almeja uma gestão eficaz. 

Por isso, certifique-se de estar por dentro das novidades e eventuais mudanças no segmento em que atua, especialmente as mudanças de ordem legal. 

A internet é um dos instrumentos mais poderosos que você tem ao seu alcance como fonte de informação. 

Além de acompanhar de perto o portal da Secretaria de Fazenda ou Finanças do seu estado ou municípios, além, é evidente, da Receita Federal, siga perfis nas redes sociais que tenham relação com o seu negócio, inscreva-se nas newsletters de Blogs que produzem conteúdos relevantes e que retransmitem informações importantes de fontes confiáveis.

Enfim, existem inúmeras alternativas, basta escolher a que funciona melhor para você e para o seu negócio.

Aposte em tecnologias de gestão fiscal e tributária

Se você busca reduzir os riscos de ser pego de surpresa a praticamente zero com alguma mudança na legislação, as tecnologias de gestão fiscal e tributária precisam estar incluídas no escopo de ferramentas utilizadas na administração do seu negócio.

Essas ferramentas dispõem de uma estrutura tecnológica que possibilita a adequação rápida e segura frente às alterações na legislação.

Está procurando por uma solução assim? Conheça o Eficiência Fiscal.

Além de proporcionar a automação de vários processos e segurança jurídica ao seu negócio, uma vez que se adequa automaticamente as mudanças na legislação, a ferramenta busca as divergências fiscais antes que os tributos sejam pagos indevidamente. 

Vale a pena conferir! 

Eficiência Fiscal

Através de uma substancial base de regras fiscais, experiência de mais de 20 anos na área e uma tecnologia em inteligência artificial, nós buscamos resolver o problema da falta de conhecimento qualificado para lidar com toda essa complexidade da nossa legislação tributária, que muitas vezes é potencializada pelo elevado volume de itens em transações com incidências tributárias, seja em operações de compra ou de venda. A Eficiência Fiscal promove a organização, segurança jurídica e economia fiscal das mais de 1.700 empresas que confiam neste trabalho. Fazem parte desse grupo, empresas de contabilidade, empresas varejistas, atacadistas e indústrias, com contabilidade interna ou externa, sejam elas do regime tributário federal Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.

Deixe um comentário