O Governo Federal anunciou a novidade no início do mês de junho deste ano (2020) no site da Receita Federal.
A nova plataforma, batizada de Gov.br, pretende integrar e unificar em um só lugar os diversos canais de acesso aos serviços públicos digitais.
Paulatinamente, uma série de serviços públicos serão integrados à nova plataforma, como é o caso dos serviços, até então, consultados no Portal e-CAC e que a partir do dia 01 de setembro de 2020 também poderão ser acessados pelo Gov.br.
Entenda mais neste post.
O que é o gov.br?
O Portal Gov.br nada mais é que a nova proposta do Governo para integrar os canais oficiais de acesso aos serviços públicos com o objetivo de facilitar o acesso e consulta de informações, promover a identificação e autenticação dos usuários e gerar economia de recursos.
A nova plataforma opera fornece o acesso aos dados levando em conta diversos níveis de segurança compatíveis com o grau de exigência, natureza e criticidade das informações relacionadas ao serviço consultado.
Na prática, isso significa que o acesso a determinadas informações será condicionado as permissões que o usuário tiver dentro da plataforma.
Como fica o acesso ao e-CAC?
Com a implementação do Gov.br, o acesso direto ao e-CAC via certificado digital ou em nuvem ficará disponível até 31 de agosto de 2020.
A partir de 1° de setembro o e-CAC poderá ser acessado somente via Código de Acesso ou pelo Gov.br.
Com isso, para liberar o acesso via certificado digital, é necessário que os gestores se adequem às novas regras e realizem o cadastro prévio das suas empresas dentro do Portal Único do Governo Federal.
Vinculando minha empresa no gov.br
Bom, e como funciona o cadastro das empresas no Gov.br?
Primeiramente, o contribuinte precisa ter um perfil criado no Portal Único.
Caso você ainda não possua um perfil no Portal Único, o primeiro passo é se cadastrar na plataforma através do acesso.gov.br.
Perceba que são disponibilizadas algumas opções para a criação da conta no Portal. Dessa forma você poderá se cadastrar no Gov.br utilizando:
- Validação Facial no App Meu gov.br;
- Auto-atendimento do Banco do Brasil;
- Internet Banking;
- Número do CPF;
- Certificado digital;
- Certificado digital em nuvem;
O processo de cadastro é bem simples, basta seguir as instruções indicadas dentro da própria plataforma durante as etapas do cadastro.
Perfil criado, agora é só vincular as empresas ao seu cadastro, através da opção “VINCULAR EMPRESAS VIA E-CNPJ” e inserir o certificado digital da mesma.
Você poderá encontrar mais informações sobre o gov.br, acessando:
o meu não tem a opção vincular empresas via ecnpj. o que fazer?