Você está visualizando atualmente Gov.br: a nova plataforma de acesso aos serviços públicos digitais

Gov.br: a nova plataforma de acesso aos serviços públicos digitais

O Governo Federal anunciou a novidade no início do mês de junho deste ano (2020) no site da Receita Federal.

A nova plataforma, batizada de Gov.br, pretende integrar e unificar em um só lugar os diversos canais de acesso aos serviços públicos digitais.

Paulatinamente, uma série de serviços públicos serão integrados à nova plataforma, como é o caso dos serviços, até então, consultados no Portal e-CAC e que a partir do dia 01 de setembro de 2020 também poderão ser acessados pelo Gov.br.

Entenda mais neste post.

O que é o gov.br?

O Portal Gov.br nada mais é que a nova proposta do Governo para integrar os canais oficiais de acesso aos serviços públicos com o objetivo de facilitar o acesso e consulta de informações, promover a identificação e autenticação dos usuários e gerar economia de recursos.

A nova plataforma opera fornece o acesso aos dados levando em conta diversos níveis de segurança compatíveis com o grau de exigência, natureza e criticidade das informações relacionadas ao serviço consultado.

Na prática, isso significa que o acesso a determinadas informações será condicionado as permissões que o usuário tiver dentro da plataforma.

Como fica o acesso ao e-CAC?

Com a implementação do Gov.br, o acesso direto ao e-CAC via certificado digital ou em nuvem ficará disponível até 31 de agosto de 2020.

A partir de 1° de setembro o e-CAC poderá ser acessado somente via Código de Acesso ou pelo Gov.br.

Com isso, para liberar o acesso via certificado digital, é necessário que os gestores se adequem às novas regras e realizem o cadastro prévio das suas empresas dentro do Portal Único do Governo Federal.

Vinculando minha empresa no gov.br

Bom, e como funciona o cadastro das empresas no Gov.br?

Primeiramente, o contribuinte precisa ter um perfil criado no Portal Único.

Caso você ainda não possua um perfil no Portal Único, o primeiro passo é se cadastrar na plataforma através do acesso.gov.br.

Como criar sua conta no gov.br

Perceba que são disponibilizadas algumas opções para a criação da conta no Portal. Dessa forma você poderá se cadastrar no Gov.br utilizando:

  • Validação Facial no App Meu gov.br;
  • Auto-atendimento do Banco do Brasil;
  • Internet Banking;
  • Número do CPF;
  • Certificado digital;
  • Certificado digital em nuvem;

O processo de cadastro é bem simples, basta seguir as instruções indicadas dentro da própria plataforma durante as etapas do cadastro.

Perfil criado, agora é só vincular as empresas ao seu cadastro, através da opção “VINCULAR EMPRESAS VIA E-CNPJ” e inserir o certificado digital da mesma.

Você poderá encontrar mais informações sobre o gov.br, acessando:

Eficiência Fiscal

Através de uma substancial base de regras fiscais, experiência de mais de 20 anos na área e uma tecnologia em inteligência artificial, nós buscamos resolver o problema da falta de conhecimento qualificado para lidar com toda essa complexidade da nossa legislação tributária, que muitas vezes é potencializada pelo elevado volume de itens em transações com incidências tributárias, seja em operações de compra ou de venda. A Eficiência Fiscal promove a organização, segurança jurídica e economia fiscal das mais de 1.700 empresas que confiam neste trabalho. Fazem parte desse grupo, empresas de contabilidade, empresas varejistas, atacadistas e indústrias, com contabilidade interna ou externa, sejam elas do regime tributário federal Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.

Este post tem um comentário

  1. GUILHERME CARVALHO AVANCINI

    o meu não tem a opção vincular empresas via ecnpj. o que fazer?

Deixe um comentário