No Brasil, o empreendedor se depara diariamente com uma série de desafios relacionados à gestão eficiente do seu negócio. Grande parte deles está vinculado a fatores econômicos e legais.
Para conseguir crescer e se destacar no mercado, o empresário deve estar a par da situação da economia, conhecendo a legislação contábil, trabalhista e empresarial.
O conhecimento ajuda o empresário na tomada de decisões, trazendo a elas mais segurança e independência.
Neste artigo, vamos abordar especificamente a contabilidade, o grande número de normativas vigentes e suas constantes modificações, mostrando por que todo empresário precisa conhecer a legislação contábil, mas sem deixar de contar com a assessoria especializada de contadores, de forma que este conhecimento venha a auxiliar na sua tomada de decisões.
Confira!
Gestão mais eficiente do negócio
A tributação é um dos aspectos que mais impactam no caixa das empresas.
A quantidade exorbitante de obrigações, tributos, declarações, guias e documentos fiscais são motivos de preocupação e dores de cabeça, tanto para os gestores quanto para os próprios profissionais especialistas do ramo contábil.
Uma gestão eficiente do negócio começa sempre com a organização, por isso é imprescindível contar com o apoio de um profissional técnico (Contador) que mantenha uma programação de pagamento de tributos, planejando gastos e auxiliando a elaboração de um planejamento tributário.
Outro fator importante é a adoção de um software que permita que os trabalhos do contador e dos próprios colaboradores da empresa sejam feitos de forma mais segura e rápida, garantindo o gerenciamento e armazenamento digital das informações.
Por fim, todas essas tarefas ganham eficiência (agilidade) na execução quando a empresa conta com uma equipe de gestão que tenha conhecimento básico a respeito da legislação contábil e fiscal, já que assim facilita para o gestor compreender as necessidades contábeis específicas do negócio e tomar decisões em conformidade com as obrigações que a empresa tem em relação ao fisco.
Oportunidades de abatimento fiscal
O conhecimento sobre a legislação contábil também contribui no momento de se inteirar e avaliar oportunidades de abatimento fiscal.
É sabido que fazer uma empresa crescer e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo é um grande desafio para o empreendedor.
Por isso, é muito importante que o empresário conheça e esteja atento aos incentivos fiscais oportunizados pelo governo para o desenvolvimento da economia.
As oportunidades e legislações de abatimentos fiscais podem variar significativamente, por isso a importância de contar como apoio técnico de um profissional, que poderá auxiliar na interpretação e na análise da viabilidade de aplicabilidade da lei para o seu negócio.
Além de contar com todo conhecimento já trazido pelos contadores, é válido o empresário estar atento às políticas públicas que podem ser aproveitadas especificamente pelo seu negócio, por isso, cabe a ele buscar e conhecer informações que podem vir a contribuir para a redução de despesas em tributos e solicitar orientações do contador com relação a tomada de decisões.
Facilidade na tomada de decisões
As estratégias de mercado exigem do empresário um imediatismo que o impede de consultar e avaliar aspectos fiscais e tributários com mais profundidade, o que demonstra a necessidade de contar com o apoio técnico de um profissional.
Em situações como esta, o atendimento de um contador cumulado com o conhecimento prévio do empresário, é salutar na tomada de decisões emergenciais.
A tomada destas decisões faz toda diferença quando o empresário conhece a legislação contábil e tem uma noção estratégica sobre quais decisões vão impactar mais ou menos no resultado final, trazendo lucros para a empresa.
Vale destacar que mesmo tendo um amplo conhecimento adquirido por meio da pesquisa e da leitura da lei, a assessoria de um contador é imprescindível, já que este profissional detém o conhecimento e a prática necessários na adoção de estratégias fiscais e tributárias.
Com isso, a grande lição que fica é que todo empresário precisa conhecer a legislação contábil, mesmo que superficialmente, sabendo quais são os pilares fiscais nos quais se apoia o seu negócio, elaborando, desta forma, estratégias que melhor se adaptem às particularidades do seu negócio.
Se você gostou deste artigo, siga nossos perfis no Facebook, LinkedIn e YouTube e fique por dentro de conteúdos relevantes para o seu negócio!