Você está visualizando atualmente É possível consultar e baixar XML emitido para outro CNPJ?

É possível consultar e baixar XML emitido para outro CNPJ?

Desde 7 de julho de 2020, somente os participantes da operação comercial conseguem fazer a consulta completa de NF-e através do certificado digital.

Consultar os arquivos XML das notas fiscais é de extrema importância, tanto para as empresas quanto para os escritórios de contabilidade. Através disso é possível garantir a veracidade das informações descritas no documento fiscal e autenticidade da operação.

Por outro lado, é exigido dos participantes, seja o recebedor, emitente, transportador ou terceiros (como, por exemplo, transportadoras e escritórios contábeis) que armazenem os arquivos XML de forma segura por 5 anos.

Então, como consultar notas fiscais em que você não é o emissor, destinatário ou transportador?

É isso o que vai descobrir nas próximas linhas. 

Capture, consulte e armazene suas notas fiscais de forma automática e segura - Banner na cor azul som uma botão laranjado escrito "quero testar o Eficiência Fiscal"

Campo AutXML: Consulta completa de NF-e de terceiros

AutXML é uma TAG inserida no momento da emissão de uma nota fiscal com a finalidade de identificar CNPJs autorizados a fazer a consulta completa da nota no site da SEFAZ.

Campo AutXML: Consulta completa de NF-e de terceiros - Print da parte do código XML onde é incluso o Campo AutXML

Reprodução: Linx Share

Dessa forma, o emissor poderá ter controle sobre os CNPJs autorizados a visualizar aquela nota fiscal.

“Sou Contador, como consultar e baixar os XML dos meus clientes?

Ter em mãos as notas fiscais dos clientes é fundamental para que os escritórios de contabilidade consigam entregar a escrituração fiscal dentro do prazo.

O que acontece é que muitos Contadores ainda sofrem com a consulta manual de notas ou precisam ficar cobrando os seus clientes todo mês para que enviem as notas.

Nesse processo, surgem muitos problemas:

  • Clientes demoram enviar as notas;
  • Alguns arquivos XML se perdem;
  • Atrasos na escrituração fiscal e fechamento do mês;
  • Retrabalho na correção do SPED;
  • Empresas e Escritórios ficam sujeitos a multas e sanções;
  • A produtividade do Escritório é prejudicada.

Se o CNPJ do seu Escritório foi registrado na TAG AutXML, você já está autorizado a consultar as notas daquela empresa.

O problema é que esse processo ainda é muito manual e demanda muito tempo – um recurso caro e escasso na Contabilidade.

Existe uma forma mais prática e rápida de capturar, consultar, baixar e armazenar as notas dos seus clientes, através das tecnologias de gestão fiscal.

Software de Gestão Fiscal: Consulte e baixe notas fiscais automaticamente direto da SEFAZ 

Se você é Contador e sofre com a consulta manual de notas, saiba que é possível capturar automaticamente todas as notas fiscais emitidas para os seus clientes.

Tecnologias de Gestão Fiscal, como o Eficiência Fiscal, por exemplo, tem integração direta com a SEFAZ.

Isso significa que ao vincular o CNPJ do seu Escritório ao certificado digital das empresas na plataforma do Eficiência Fiscal, você receberá de forma automática e em tempo real todas as notas emitidas para os seus clientes

Além disso, mais do que capturar e consultar, você poderá fazer download automático dos arquivos XML de entrada e saída NF-e, NFC-e e CT-e em pastas personalizadas no seu computador, sem precisar fazer login no Eficiência Fiscal.

Com isso, você proporcionará para a sua Contabilidade mais:

  1. Segurança;
  2. Organização;
  3. Velocidade na escrituração;
  4. Facilidade no fechamento de balanços e gestão de estoques.

Se você sente que precisa descomplicar as rotinas fiscais e tornar o trabalho no seu escritório mais produtivo, experimente a tecnologia de gestão fiscal do Eficiência Fiscal.

Aperte o botão abaixo e garanta uma demonstração gratuita e sem compromisso do Eficiência Fiscal por 7 dias.

Eficiência Fiscal

Através de uma substancial base de regras fiscais, experiência de mais de 20 anos na área e uma tecnologia em inteligência artificial, nós buscamos resolver o problema da falta de conhecimento qualificado para lidar com toda essa complexidade da nossa legislação tributária, que muitas vezes é potencializada pelo elevado volume de itens em transações com incidências tributárias, seja em operações de compra ou de venda. A Eficiência Fiscal promove a organização, segurança jurídica e economia fiscal das mais de 1.700 empresas que confiam neste trabalho. Fazem parte desse grupo, empresas de contabilidade, empresas varejistas, atacadistas e indústrias, com contabilidade interna ou externa, sejam elas do regime tributário federal Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.

Deixe um comentário