Você está visualizando atualmente Entenda a relação entre a Nota Fiscal eletrônica e o arquivo XML

Entenda a relação entre a Nota Fiscal eletrônica e o arquivo XML

É indiscutível que em qualquer negócio, independente do segmento econômico, o descuido com as obrigações fiscais e tributárias pode comprometer a sua sobrevivência. Dessa forma, manter as contas em dia é fundamental, em toda e qualquer organização.

Nesse contexto, ao longo do tempo, foram pensadas e criadas estratégias e mecanismos que pudessem auxiliar o empresário em suas atividades. A nota fiscal eletrônica é um desses instrumentos, sendo concebida a partir  da necessidade de descomplicar a rotina das empresas e melhorar o sistema de fiscalização governamental.

Através dela, tornou-se possível e fácil gerenciar a parte fiscal do negócio, reduzindo custos, agilizando e desburocratizando processos. Entretanto, quando se fala de NF-e, outros conceitos precisam ser abordados, entre eles, o arquivo XML.

Nesse post, você entenderá as principais características do formato XML de uma NF-e, além de compreender qual a sua importância e finalidade.

Mas antes, que tal voltarmos um pouquinho no tempo?

Era uma vez…  

Por volta dos anos 2000, antes de ser criado o modelo eletrônico de notas fiscais, a emissão desses comprovantes eram feitos mediante a confecção de talões, submetidos ao crivo do Fisco.

Em outras palavras, o contribuinte precisava solicitar junto a Secretaria de Fazenda o pedido da AIDF (Autorização de Impressão de Documento Fiscal), para então poder emitir a Nota Fiscal em suas operações.

Entretanto, alguns problemas eram ocasionados em virtude do preenchimento manual desses documentos. Por exemplo, o profissional responsável não podia errar, pois não eram aceitas notas rasuradas, necessitando o seu cancelamento e inutilização quando isso ocorria.

Além disso, uma parcela considerável de tempo e esforço eram empregados nesse processo, pois em alguns casos, as notas possuíam até 05 vias (imagine cancelar uma nota assim!?).

Logo, também se desperdiçava muito papel, o que trazia muito prejuízo às empresas. Sem contar o espaço que precisava ser separado para o armazenamento de todos esses documentos.

E como se não bastasse, ainda era preciso estar sempre atento ao estoque de talões, uma vez que a falta deles poderia comprometer a emissão dos documentos, afetando também o setor de contas a receber da empresa.

Surge a Nota Fiscal eletrônica

Depois de muita dor de cabeça, horas de trabalho desperdiçadas e pilhas imensas de papel, finalmente é instituída a NF-e. Sua criação culminou na extinção da emissão manual de notas fiscais.  

A ideia de criar o modelo digital deste documento surgiu a partir de uma parceria estabelecida entre o ENCAT (Encontro Nacional dos Administradores e Coordenadores Tributários Estaduais) e a Receita Federal do Brasil.

Através da implantação do projeto NF-e, não somente compradores/vendedores e contadores foram beneficiados, mas também a sociedade de modo geral, juntamente com os órgãos de fiscalização e controle tributário.

De modo geral, é atribuída ao projeto NF-e a origem de outros dois subprojetos: a Escrituração Contábil e Escrituração Fiscal.

Juntos, os três projetos integraram o SPED (Sistema Público de Escrituração Fiscal e Digital da Receita Federal), tornando dispensável a emissão da AIDF.

Além disso, a implantação desses novos mecanismos ocasionou a modificação drástica nas relações comerciais, uma vez que agora a emissão eletrônica da NF-e tornou-se obrigatória em todo o território nacional.

Como emitir uma NF-e

Em termos de conceito, a nota fiscal se caracteriza como um documento digital gerado para registrar as operações de compra, venda e circulação de mercadorias no país, e também nas prestações de serviços.

Para realizar a emissão desse documento, a primeira coisa a ser feita é utilizar um emissor de nota fiscal eletrônica, ou seja, um software ou plataforma que ofereça esse tipo de serviço.

Dessa forma, você deverá inserir os dados necessários para a geração do documento, o sistema adquirido irá condensar as informações referentes a sua empresa, cliente e produto/serviço, num formato autorizado pela Secretaria da Fazenda da sua Região, gerando, em seguida, a nota fiscal eletrônica.

Entretanto, existem algumas premissas a serem consideradas para que esse processo ocorra de forma lícita e segura.

A primeira delas é que a utilização do certificado digital é obrigatória, uma vez que somente através dele será atribuída validade jurídica ao documento em questão. Conferindo segurança às transações fiscais da sua empresa.

Dessa forma, o certificado digital representa a autenticação de um documento pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ), uma vez que a sua existência pressupõe e ciência e autorização do órgão fazendário para aquela operação.

Outro fator indispensável na emissão de uma Nota Fiscal eletrônica é que a mesma precisa contar com uma representação gráfica que esteja de acordo com os critérios de escrituração fiscal digital estabelecidos. No caso da NF-e essa representação é feita em dois formatos: o arquivo XML e a DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica).

Conceituando o XML

Em termos técnicos, o arquivo XML, nomenclatura advinda do inglês eXtensible Markup Language, nada mais é do que uma uma linguagem de marcação cujo objetivo é dar origem a documentos com dados organizados hierarquicamente.

O objetivo básico do XML é uniformizar um conjunto de dados, organizando, separando as informações e consequentemente integrando-a com outras linguagens. Dessa forma, a junção desses códigos poderão ser incorporados aos dados ou textos para que sejam lidos posteriormente por programas de computador, ou mesmo pessoas.

Em síntese, o XML trás um conjunto de regras em sua construção que permitem a troca de informações entre múltiplas aplicações.  

Dessa forma ele acaba servindo de apoio e facilita o cruzamento e compartilhamento de  dados entre os sistemas de informação, principalmente quando o veículo para essa troca é a internet.

O XML da Nota Fiscal eletrônica

Em se tratando do arquivo XML da NF-e, podemos defini-lo como a versão eletrônica de uma nota fiscal.

Sua estrutura atende aos padrões de escrituração fiscal estabelecidos pelas entidades fazendárias, permitindo que este seja utilizado com segurança em todo o território nacional.

Via de regra, toda nota fiscal eletrônica possui uma versão em XML. Em virtude disso, note que ao realizar uma compra, é comum que a empresa fornecedora envie um e-mail com a NF-e (XML) em forma de link para o download da DANFE em PDF.

Entretanto, o que compete validade jurídica ao arquivo XML de qualquer nota fiscal, seja ela de entrada ou saída, é o certificado digital.

Qual a importância do arquivo XML da NF-e?

A legislação brasileira estabelece que as notas fiscais eletrônicas devem ser armazenadas por um período de até 5 anos, após a data de emissão.

Embora as Secretarias de Fazenda tenham acesso a todas as notas fiscais, obrigatoriamente, é de responsabilidade dos envolvidos em uma determinada operação comercial cuidarem do armazenamento desses documentos durante o período estabelecido.

Vale ressaltar que essa regra se aplica tanto para que as operações de troca de bens/serviços e garantia, quanto para que uma possível fiscalização da Receita Federal.

Em função disso, é que se reafirma a importância e utilidade do formato XML da NF-e, uma vez que a partir de sua existência tornou-se dispensável a impressão das notas fiscais, gerando economia substancial em impressão, já que agora, as mesmas estão condensadas dentro do XML.

Em se tratando das vantagens, a nova estrutura das notas fiscais eletrônicas possibilitou a criação de mecanismos para a consulta dos documentos fiscais, como por exemplo, o Portal da NF-e.

Dessa forma, há economia substancial em impressão tornando a utilização XML benéfica no que se refere àquilo que é concebido como ecologicamente sustentável. Além de que os esforços que antes eram aplicados à realização de processos que demandavam tempo excessivo, agora podem ser direcionados à melhoria dos serviços e demais atividades desempenhadas nas organizações.

Garanta o armazenamento seguro das suas NF-e de entrada e saída

A forma mais garantida de armazenar os documentos fiscais da sua empresa é através de uma plataforma na nuvem que presta esse tipo de serviço, de forma que o risco de qualquer informação ser perdida é reduzido a praticamente zero.

Em hipótese alguma é recomendado o armazenamento dos arquivos fiscais da sua empresa somente nos computadores locais, pois em caso de perda ou qualquer espécie de dano à máquina, a dificuldade de recuperar esses arquivos, correndo o risco de perdê-los permanentemente, se torna maior. Deixando o seu negócio refém da sorte de não sofrer uma fiscalização da Receita Federal.

Além do mais, somado à segurança que essas plataformas trazem, elas também oferecem organização e controle mais sistemático das informações através dos inúmeros relatórios que disponibilizam.

Se você está procurando uma solução que te possibilite a consulta, baixa e armazenamento seguro dos documentos fiscais da sua empresa, além de relatórios personalizados sobre as informações contidas nas notas, conheça o Eficiência Fiscal e saiba como podemos contribuir para a otimização dos resultados do seu negócio.

Eficiência Fiscal

Através de uma substancial base de regras fiscais, experiência de mais de 20 anos na área e uma tecnologia em inteligência artificial, nós buscamos resolver o problema da falta de conhecimento qualificado para lidar com toda essa complexidade da nossa legislação tributária, que muitas vezes é potencializada pelo elevado volume de itens em transações com incidências tributárias, seja em operações de compra ou de venda. A Eficiência Fiscal promove a organização, segurança jurídica e economia fiscal das mais de 1.700 empresas que confiam neste trabalho. Fazem parte desse grupo, empresas de contabilidade, empresas varejistas, atacadistas e indústrias, com contabilidade interna ou externa, sejam elas do regime tributário federal Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.

Este post tem 8 comentários

  1. João

    E possível baixar / consultar XML emitido para outro CNPJ?

  2. Vocês possuem o software que armazena, consulta e extraia todos os tipos de XML?
    Gostaria de centralizar tudo numa única plataforma para guarda e manuseio

    1. Eficiência Fiscal

      Olá, Hermes

      Como vai?

      Sim, temos soluções que podem te auxiliar nesse processo.

      Em breve um de nossos consultores entrará em contato para lhe dar mais informações.

      Abraços

    2. Gustavo

      Bom diia, a msm pergunta do Hermes

      ( Vocês possuem o software que armazena, consulta e extraia todos os tipos de XML?
      Gostaria de centralizar tudo numa única plataforma para guarda e manuseio )

      Mais algum app que eu possa ter acesso ao XML pelo celular?

    3. Eficiência Fiscal

      Olá, Gustavo.

      Em breve um de nossos consultores entrará em contato com você para lhe dar maiores informações.

      Abraço

Deixe um comentário