O ICMS é um imposto cobrado sobre as operações envolvendo uma série de atividades relacionadas ao comércio e prestação de serviço específicas.
Esse imposto atinge de forma direta e indireta a maior parte dos brasileiros, sendo natural que surjam muitas dúvidas quanto a diversos aspectos inerentes ao tributo em questão.
Neste conteúdo, iremos explorar as 3 razões pelas quais você, contador, deve optar pela conferência de DARE do ICMS de forma automática e 100% digital.
Nos acompanhe na leitura.
O que é o ICMS?
Partindo do princípio que DARE é um Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais, o ICMS, ou Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, é um tributo de competência estadual que incide sobre a movimentação de produtos.
De forma geral, esse imposto incide sobre operações com circulação de mercadorias, prestações de serviços de telecomunicação, serviços de transportes e importação de mercadorias.
Sabendo disso, devemos estar cientes que empreendimentos que efetuam compras de muitos produtos fora do Estado, estão sujeitos a pagar altos valores de ICMS. Por serem várias notas diferentes, com valores diferentes, nem sempre é simples fazer a checagem de valor por valor.
Por isso, adotar tecnologias capazes de fazer essa conferência de forma automática é uma alternativa muito eficaz contra erros.
Veja a seguir as razões.
Baixa exigência de mão de obra
Ao depositar suas fichas em um Software de Gestão Tributária como a Eficiência Fiscal (EF) para realizar essa conferência, você torna sua jornada de trabalho mais tranquila.
A EF oferece o módulo a Auditoria Integrada, que captura automaticamente as informações na base de dados da SEFIN através do seu certificado digital, e apresenta um relatório confrontando as informações do cálculo que consta no extrato da SEFIN e no extrato de ICMS do EF.
Ou seja, quem fica responsável por todo o trabalho são as máquinas!
Tempo de trabalho reduzido
Em uma realidade em que a Conferência de DARE do ICMS é feita de forma manual, o contador deverá dominar toda a legislação fiscal e tributária e calcular manualmente, item a item, todos os parâmetros para a composição final do ICMS (MVA, Aliq. Interna, Aliq. Origem e etc), além de saber exatamente o CEST de cada produto.
Ou seja, além de demandar por mão de obra especializada como citado anteriormente, esse processo leva muitas horas e talvez dias para ser concluído e mesmo assim não está livre de erros.
Por isso, com a Eficiência Fiscal, toda essa dificuldade é esquecida facilmente com nossa ferramenta exclusiva capaz de transformar todas essas horas de trabalho em poucos segundos.
Pagamento justo dos impostos
E por fim, mas com certeza não menos importante, a terceira razão para apostar em um Software de Gestão Tributária para realizar todo o trabalho de Conferência automática de DARE do ICMS é ter a garantia que os valores fornecidos por eles estão 100% corretos.
Assim, você fornecerá aos seus clientes a possibilidade de entrar ou não em contato com a SEFIN caso ele esteja pagando valores acima/abaixo do devido.
O objetivo é ajudar as empresas/contadores a serem mais produtivos, e a Auditoria Integrada vem de encontro com essa dificuldade em relação às divergências no cálculo do ICMS a recolher.
Com isso, oferecemos ao contador segurança jurídica, e ao empresário garantimos o pagamento correto do ICMS, nem a maior, ou pior, a menor.
E então, ficou clara a importância de adotar um Software de Gestão Tributária para deixar sua empresa/de seus clientes em dia com o Fisco?
Inscreva-se em nossa newsletter para ficar por dentro das novidades aqui do Blog Eficiência Fiscal. E para tirar dúvidas, entre em contato com o nosso suporte. Estamos sempre prontos para te atender!