Você está visualizando atualmente Entenda o que é certificado digital e como você pode adquirir!

Entenda o que é certificado digital e como você pode adquirir!

Certificado Digital, um documento tão importante que merece uma atenção especial. 

Para sanar quaisquer dúvidas sobre esse conteúdo, trouxemos um material completo que abordará os seguintes tópicos:

  • O que é Certificado Digital?
  • Para o que serve o Certificado Digital? 
  • Tipos de certificados digitais
  • Como adquirir o seu Certificado? 
  • Quais certificados a Eficiência Fiscal aceita?

Pegue um papel, uma caneta, encontre um local confortável e entenda o que é certificado digital e como você pode adquirir!

Boa leitura! 

O que é Certificado Digital?

O Certificado Digital é a identidade eletrônica feita por uma pessoa ou empresa, que funciona como uma carteira de identificação virtual permitindo assinar documentos via internet sem necessidade de reconhecimento de firma em cartório, mas com o mesmo valor jurídico de uma assinatura feita de próprio punho.

Para o que serve o Certificado Digital? 

Por ser uma forma de identificação, o Certificado Digital serve para autenticar transações e atividades online, de forma segura, privativa e ágil. 

Sendo assim, ele pode ser utilizado em diferentes situações, por exemplo:

  • Assinar documentos digitais, como contratos, promissórias e declarações;
  • Enviar declarações e obrigações acessórias aos órgãos do governo; 
  • Realizar transações bancárias online;
  • Emitir passaportes, carteiras de habilitação e diplomas universitários;
  • Assinar NF-e, escriturações contábeis e fiscais;
  • Enviar declarações de Imposto de Renda;
  • Enviar informações da empresa pelo sistema eSOcial e SPED;

O objetivo é tornar a rotina mais prática e descomplicada, retirando a necessidade de gastar horas e mais horas em filas de cartórios. 

E não se esqueça, se você emite nota fiscal eletrônica, sua empresa é inscrita no regime tributário do Lucro Presumido e Lucro Real ou do Simples Nacional com mais de um funcionário, o Certificado Digital é OBRIGATÓRIO

Tipos de certificados digitais

Os principais tipos de Certificados Digitais são:

  • Certificado A1: Trata-se de um arquivo que possui validade de 1 ano e pode ser instalado facilmente em vários computadores mediante cópia de segurança do arquivo; 
  • Certificado A3: Trata-se de uma  mídia criptográfica (token ou cartão USB), com validade de até 5 anos, que precisa estar conectada em computador para cada uso. 
  • Certificado em Nuvem – NeoID: É um arquivo armazenado na nuvem do Serpro e pode ser usado no smartphone e computadores.

Como adquirir o seu Certificado Digital

Para adquirir seu Certificado Digital, basta seguir o passo seguintes descritos pelo Governo Federal:

  1. Escolha uma das Autoridades Certificadoras – (ACs) da ICP-Brasil;
  2. Solicite no site da AC escolhida a emissão do seu Certificado Digital do tipo escolhido para pessoa física ou jurídica. 
  1. Agende o dia e horário de validação com a Autoridade de Registro (AR): Essa validação pode ser presencial ou por videoconferência.
  2. Após a verificação de todos os documentos e confirmação da identidade do solicitante, o certificado já estará pronto e a Autoridade Certificadora informará os procedimentos corretos a serem seguidos.

Obs: A própria AC informará sobre os custos do certificado, as formas de pagamento, os equipamentos necessários e a documentação obrigatória para emissão.

Quais certificados a Eficiência Fiscal aceita?

Para relembrar, a Eficiência Fiscal é uma solução de gestão fiscal e tributária, em nuvem, que resolve o problema da complexidade do sistema tributário brasileiro, proporcionando às empresas e escritórios de contabilidade maior produtividade, segurança jurídica e, principalmente, justiça fiscal.

Para proporcionar uma segurança e facilidade ainda maior para os clientes, a Eficiência Fiscal aceita somente o Certificado Digital A1 (.pfx), com suporte para a captura das NF-e, NFS-e,  CT-e e NFC-e. 


Ficou claro para você o que é, como adquirir e a importância do Certificado Digital? Deixe seu comentário!

Caso queira tirar alguma dúvida sobre o Sistema da Eficiência Fiscal, fale diretamente com os nossos consultores. Clique aqui e entenda tudo o que precisa! 

Deixe um comentário