Empresas de qualquer tamanho ou segmento, que vendem, revendem produtos ou prestam serviços, precisam adotar uma política de crédito consistente para se proteger contra a inadimplência.
Se você não sabe exatamente o que é e como criar uma política de crédito para o seu negócio, não se preocupe.
O objetivo do conteúdo de hoje é ajudar você a entender de forma mais profunda:
- O que é uma política de crédito;
- Qual é a importância de uma política de crédito;
- Quais fatores levam em consideração ao criar uma política de crédito;
- Quais são os tipos mais comuns de políticas de crédito no Brasil;
Aproveite a leitura.
Conceito de política de crédito
A política de crédito consiste em um conjunto de regras instituídas pela empresa para direcionar a concessão ou recusa de financiamento (parcelamentos) ou empréstimos de recursos.
Através dela é possível equilibrar a pretensão de lucro do negócio com as necessidades dos clientes.
Cada empresa tem as suas particularidades, por isso é ideal que os gestores façam um estudo minucioso de uma série de fatores para que assim tenham condições de estruturar uma política de crédito eficiente para o negócio.
Qual é a importância da política de crédito?
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revela que 69,7% das famílias brasileiras estão endividadas.
Conhecer esse dado é essencial para compreender a importância da política de crédito para as empresas.
É evidente que é impossível zerar o índice de inadimplência, afinal existem fatores que fogem do controle do empreendedor mas que podem afetar direta ou indiretamente a saúde financeira do negócio.
A pandemia da COVID-19, que assolou o planeta entre 2020 e 2021 e matou mais de 5 milhões de pessoas, é um exemplo disso.
O ponto é que a política de crédito protege a saúde financeira da empresa. Por meio dela, é possível:
- Diminuir o índice de inadimplência;
- Minimizar perdas financeiras;
- Tomar decisões mais assertivas na gestão do negócio;
- Definir estratégias eficientes para lidar com situações adversas;
- Melhorar a imagem e credibilidade da empresa no mercado.
Fatores relevantes para a criação de uma política de crédito eficiente
A criação de uma política de crédito requer um estudo aprofundado de uma série de fatores externos e internos.
Veja, a seguir:
Fatores internos
- Cadastro Positivo do cliente;
- Estratégias para atrair novos clientes;
- Controle das contas da empresa;
- Condições de parcelamento e financiamento;
- Taxas de juros;
- Critérios para suspensão do crédito;
- Gestão e contenção de riscos;
Fatores externos
- Motivo para pedido de concessão de crédito;
- O perfil do cliente;
- Renda do cliente;
- Capacidade de retorno do investimento.
Esses dados vão te ajudar a estabelecer os critérios essenciais e que sempre deverão ser considerados ao conceder crédito.
5 C’s do setor de crédito
Este último fator contempla, de modo geral, o que foi mencionado acima sob a ótica especializada do setor de crédito:
- Caráter: o quanto o cliente está propenso a honrar o acordo estabelecido;
- Capacidade: as condições que ele tem para realizar o pagamento;
- Capital: a situação financeira em que ele se encontra;
- Condições: variáveis (externas ou internas) do momento em que o crédito é concedido;
- Colateral: garantias que ele oferece para pagar o crédito obtido.
Analisar essas questões vai te ajudar a avaliar se:
- A empresa tem um capital de giro suficiente para assumir o risco ao conceder crédito;
- A equipe está capacitada para realizar cobranças;
- Se há margem para negociar com clientes inadimplentes.
4 principais tipos de políticas de crédito
Como você viu até aqui, ter uma boa política de crédito é essencial para garantir o controle financeiro da empresa.
Se você não sabe por onde começar, confira 5 modelos de política de crédito pré-definidas e analise o que faz mais sentido para o seu negócio:
Crédito liberal e cobranças rigorosas
Nesse modelo, qualquer pessoa pode se tornar cliente da empresa, pois o controle da concessão de crédito é liberal.
Por outro lado, nesse tipo de política o processo de cobrança é mais incisivo.
Vantagem: As chances de lucro aumentam, pois mais pessoas têm a possibilidade de comprar o seu produto/serviço e pode acontecer de clientes negativados no SERASA comprar e pagar pelos produtos;
Desvantagem: É preciso investir mais em pessoas para realizar as cobranças.
Crédito rigoroso e cobranças liberais
Aqui acontece o oposto do modelo anterior, então a análise para concessão ou negação de crédito é mais minuciosa.
Consequentemente, só clientes com bom histórico e reputação conseguem ter acesso ao crédito.
Vantagem: Não é necessário ter políticas de cobrança tão rigorosas.
Desvantagem: É preciso conhecer profundamente o público e seus hábitos de consumo.
Vale lembrar que é preciso verificar se dentro do segmento em que a sua empresa está, adotar uma política como essa não se tornará uma desvantagem competitiva.
Crédito rigoroso e cobranças rigorosas
Esse tipo de política é bastante comum em negócios com uma reputação impecável, que vendem imóveis e veículos de luxo, por exemplo.
Nessa modalidade, a empresa seleciona os clientes para quem vai vender e se eles não pagarem, o time de cobrança entra em cena.
Vantagem: Índice de inadimplência praticamente zero.
Desvantagem: Volumes de vendas menores.
Crédito liberal e cobranças liberais
Esse é o tipo de política de crédito mais utilizada no varejo, onde são vendidos produtos com preços mais acessíveis.
Vantagem: Possibilidade de aumentar o volume de vendas.
Desvantagem: Atenção extra aos meios de pagamento, pois podem representar perda ou diminuição dos lucros.
Embora sejam os principais modelos, você pode utilizar essas 4 políticas de crédito como base para criar a política ideal para o seu negócio.
Esse conteúdo te ajudou de alguma forma?
Então se inscreva gratuitamente na Newsletter do Blog Eficiência Fiscal e fique por dentro dos assuntos mais atuais e relevantes para a gestão de empresas.
Basta preencher o seu nome e email no formulário ao lado para receber atualizações mensais dos melhores conteúdos aqui do Blog.