Você está visualizando atualmente Não perca os prazos! Entenda como a tempestividade fiscal é importante para o seu negócio

Não perca os prazos! Entenda como a tempestividade fiscal é importante para o seu negócio

Tempestividade, variação do adjetivo tempestivo, refere-se aquilo que ocorre no momento exato, oportuno.

A aplicação desse conceito no contexto fiscal de um negócio, está relacionado diretamente ao cumprimento dos prazos para a entrega das obrigações fiscais.

No contexto fiscal de um negócio, a tempestividade pressupõe o acesso à informação em tempo hábil de forma que as obrigações fiscais sejam entregues dentro dos prazos.

Existem uma série de ações que podem te auxiliar nesse sentido. Por isso preparamos esse post.

A seguir você vai entender o que precisa fazer para facilitar e otimizar esse processo no seu negócio.

Aproveite a leitura!

Organização

Sempre batemos nessa tecla: a organização é fundamental para a condução dos processos de forma eficiente.

Por definição, organização é:

  • Atributo ou particularidade do que se apresenta de maneira organizada, estruturada ou metódica; coordenação, preparação ou planejamento;
  • Constituição estrutural do que configura um ser vivo ou do que compõe um sistema; arrumação, sistematização ou conformação;

Entenda que a empresa é um organismo vivo, portanto, na prática, organização não diz respeito somente ao tratamento que é dado aos arquivos fiscais do seu negócio, mas sim ao funcionamento da sua empresa como um todo.

Calendário fiscal

Com a estrutura de funcionamento do seu negócio bem organizada, é hora de voltar as atenções para uma das tarefas mais importantes de uma empresa: a prestação de contas ao Fisco.

Ao longo do ano, declarações e vários outros tipos de documentos precisam ser entregues ao órgão fiscalizador em datas pré-estipuladas.

Dessa forma, para não perder os prazos e preservar o compliance fiscal, é fundamental orientar-se por meio do calendário fiscal, observando sempre possíveis atualizações a fim de evitar ser pego de surpresa. 

Tecnologia e sistemas de gestão

Os sistemas de gestão são imprescindíveis para a administração de negócios. 

Através dessas ferramentas, e a consequente informatização de uma série de processos, você tem melhores condições de trabalhar de forma tempestiva. 

Dessa forma, é fundamental buscar tecnologias que atendam as necessidades do seu negócio, sem se esquecer de investir em mão de obra qualificada e treinamentos para a sua equipe.

Tudo isso contribui para alcançar resultados cada vez melhores e manter a empresa em conformidade com o Fisco.

Outro ponto que precisa ficar claro que a empresa precisa assumir a responsabilidade quanto a realização das obrigações acessórias que recaem exclusivamente sobre ela, como, por exemplo, a manifestação do destinatário.

Também é muito importante atender sempre os pedidos do seu contador dentro dos prazos estipulados e não deixe de fornecer as informações necessárias quando solicitado. 

Informações incompletas juntamente com atrasos na entrega das obrigações podem deixar a empresa suscetível a multas e demais complicações fiscais que prejudicam o funcionamento do seu negócio.

Isso pode se tornar ainda mais fácil se tiver o auxílio de um software que faça isso de forma automatizada.

Se você deseja automatizar o processo de comunicação com o seu contador, considere utilizar uma ferramenta especializada em gestão de arquivos fiscais digitais

Gestão fiscal - Armazene, manifeste e monitore todas as informações relacionadas aos arquivos fiscais digitais da sua empresa em um só lugar!

Eficiência Fiscal

Através de uma substancial base de regras fiscais, experiência de mais de 20 anos na área e uma tecnologia em inteligência artificial, nós buscamos resolver o problema da falta de conhecimento qualificado para lidar com toda essa complexidade da nossa legislação tributária, que muitas vezes é potencializada pelo elevado volume de itens em transações com incidências tributárias, seja em operações de compra ou de venda. A Eficiência Fiscal promove a organização, segurança jurídica e economia fiscal das mais de 1.700 empresas que confiam neste trabalho. Fazem parte desse grupo, empresas de contabilidade, empresas varejistas, atacadistas e indústrias, com contabilidade interna ou externa, sejam elas do regime tributário federal Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.

Deixe um comentário