Você está visualizando atualmente Faturista: entenda a importância desse profissional para o seu negócio

Faturista: entenda a importância desse profissional para o seu negócio

Em uma empresa, o faturista atua no departamento financeiro, especificamente na área de faturamento.

Esse profissional é essencial para a administração financeira do negócio uma vez que suas atividades envolvem o contato direto com documentos, cálculos, planilhas e dinheiro.

No entanto, apesar da extrema importância do faturista para o bom andamento das atividades no setor de faturamento, muitas vezes a consciência desse valor não é tomada em sua totalidade.

Pensando nisso, desenvolvemos esse material para que empresários, faturistas, ou aqueles que estão considerando seguir carreira nessa área, compreendam o espectro de responsabilidades e atribuições de um profissional do faturamento, bem como sua importância para os negócios.

Você vem com a gente?

O setor de faturamento nas empresas

As atividades no setor de faturamento começam antes mesmo que as vendas sejam realizadas.

Por exemplo, os efeitos da gestão do faturamento podem ser sentidos já no processo de planejamento e aquisição dos produtos que a empresa pretende comercializar, levando em consideração fatores como demanda e sazonalidade do período.

Outro aspecto relevante diz respeito às obrigações tributárias geradas a partir da compra e venda de mercadorias.

Com essas informações em mãos, é possível tomar medidas para conter ou potencializar a venda de produtos específicos, a fim de preservar a estabilidade financeira da empresa.

Perceba que, nesse cenário, o faturamento é indispensável para a gestão financeira de um negócio.

Através dele, diversas medidas podem ser aplicadas com o objetivo de maximizar o valor patrimonial da empresa por meio da geração de lucros líquidos ao passo em que se busca alternativas para diminuir licitamente a carga tributária.

Em outras palavras, o faturamento também é uma peça importante para as empresas interessadas em desenvolver uma gestão tributária eficaz.

[ eBook gratuito – Manual para departamento de compras ]

Quais as funções de um faturista? 

Quais são as atribuições de um faturista? Quais atividades esse profissional desempenha nas empresas? Você também tem essa dúvida?

Cada segmento possui suas próprias particularidades, logo pode haver diferenças em relação ao fluxo de tarefas e a forma como elas são realizadas de empresa para empresa. 

No entanto, em um contexto geral, as atividades desenvolvidas pelo faturista tem dois objetivos básicos: 

  1. Garantir maior controle contábil;
  2. Assegurar o cumprimento das exigências fiscais;

Nesse sentido, o profissional do faturamento desempenha diversas funções relacionadas à entrada e saída de notas fiscais de venda ou transferência de produtos/serviços, emissão de boletos, faturas, guias de remessa, entre outras atividades.

O faturista também participa do cálculo dos impostos e alíquotas, preparo de documentos destinados à análise cadastral e liberação de crédito.

Listamos abaixo algumas das atividades mais comuns designadas a esses profissionais nas empresas:

  • Gerar lançamentos contábeis;
  • Realizar a manutenção do cadastro de clientes e propostas diversas;
  • Combinar as contas e preenchimento de guias de recolhimento e solicitações necessárias aos órgãos governamentais competentes;
  • Emitir faturas/boletos e arquivar documentos;
  • Conferir notas fiscais e relatório de horas;
  • Acompanhar o fluxo de contas a pagar e receber;
  • Registrar e controlar através de planilhas, sistemas ou outros mecanismos, as atividades do setor;
  • Agendar pedidos de entregas;

Note que todas essas funções requerem do profissional conhecimentos e habilidades básicas em: 

  1. Utilização de planilhas e cálculo de impostos;
  2. Conhecimentos básicos sobre tributação e legislação fiscal;
  3. Técnicas para a emissão e lançamento das NF-e;

O problema é que muitos gestores negligenciam o faturamento, justamente porque o enxergam como um setor técnico e não estratégico. 

Com isso, se esquecem dos efeitos que as ações nesse departamento trazem sobre a saúde financeira da empresa.  

Em outras palavras, a saúde fiscal e tributária da empresa é diretamente afetada pelas ações do faturista, e isso, por sua vez, remete ao equilíbrio financeiro do negócio.

Qual a importância do faturista? 

Uma das principais características do sistema tributário brasileiro é a legislação super complexa e dinâmica, que exige das empresas e profissionais contábeis flexibilidade para se adaptar rapidamente às mudanças na legislação

Dentro desse contexto, o faturista não deve se limitar à emissão de notas fiscais conforme solicitado pelo vendedor, ou mesmo confiar plenamente nas informações fornecidas pelo ERP utilizado na empresa, apenas como um mero executor.

Essa posição exige capacidade analítica, para identificar erros e ponderar acerca das soluções aplicáveis àquela situação.

Por isso, é fundamental que esse profissional tenha consciência do significado de cada etapa, de cada informação presente na nota, de cada código, seu significado e impacto sobre o processo como um todo.

Ainda que os sistemas facilitem muito o trabalho no setor de faturamento, o conhecimento básico sobre os códigos fiscais em relação à forma como os tributos ICMS, PIS/COFINS e IPI serão cobrados é imprescindível.

O profissional do faturamento precisa ter a destreza para avaliar se todas as condições envolvidas na operação condizem com as informações, códigos e demais dados descritos no documento fiscal.

É comum que sejam integradas a esse departamento pessoas sem a qualificação ou experiência necessárias para lidar com os pormenores da área fiscal e tributária. 

Na prática, isso demonstra a negligência com que o setor de faturamento é tratado nas empresas.

Por isso, fica o alerta: o setor de faturamento é estratégico, portanto, não deve ser deixado a cargo de profissionais em início de carreira sem qualquer supervisão de alguém com conhecimento e experiência na área

Tecnologia como ferramenta apoio ao faturamento

A tecnologia dos ERPS e sistemas de gestão fiscal e tributária utilizados no seu negócio não anulam a necessidade de ter profissionais qualificados e bem treinados no faturamento.

Sempre reforçamos aqui: a tecnologia permite potencializar e entregar resultados precisos com maior agilidade e segurança mas, sozinha, nada pode fazer

Bons profissionais munidos das ferramentas certas de trabalho podem levar o seu negócio a outro nível e ainda garantir à sua empresa estar em conformidade com o Fisco.

Portanto, se certifique de que a sua equipe receba treinamento adequado, não poupe esforços e recursos em ferramentas para potencializar esse trabalho e assim garanta resultados assertivos e equilíbrio financeiro para o seu negócio.

Ficou claro para você a importância de um bom faturista?

Conte para a gente nos comentários ou deixe a sua dúvida que vamos responder.

Eficiência Fiscal

Através de uma substancial base de regras fiscais, experiência de mais de 20 anos na área e uma tecnologia em inteligência artificial, nós buscamos resolver o problema da falta de conhecimento qualificado para lidar com toda essa complexidade da nossa legislação tributária, que muitas vezes é potencializada pelo elevado volume de itens em transações com incidências tributárias, seja em operações de compra ou de venda. A Eficiência Fiscal promove a organização, segurança jurídica e economia fiscal das mais de 1.700 empresas que confiam neste trabalho. Fazem parte desse grupo, empresas de contabilidade, empresas varejistas, atacadistas e indústrias, com contabilidade interna ou externa, sejam elas do regime tributário federal Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.

Este post tem 3 comentários

  1. Bruno Melo

    Muito boa a materia, bem explicativa.

  2. Dayse

    Muito boa a materia, sintética e bem auto explicativa.

Deixe um comentário