Você está visualizando atualmente 4 formas de reduzir custos no departamento de compras

4 formas de reduzir custos no departamento de compras

O departamento de compras é um dos setores mais importantes em uma empresa, pois ele garante não somente o abastecimento do estoque de produtos como também é um setor estratégico para reduzir custos, comprando produtos a um custo acessível.

Mas, o que é possível fazer para reduzir custos no departamento de compras de uma empresa?

Nos próximos parágrafos você vai entender 4 formas eficientes de reduzir custos nas compras e potencializar a lucratividade do seu negócio.

Leia até o final!

Como reduzir custos no departamento de compras

1 Compre grandes quantidades

A primeira estratégia para conseguir reduzir custos no departamento de compras é comprar produtos em grandes quantidades.

Via de regra, os fornecedores são muito mais receptivos a negociar melhores preços em grandes pedidos.

Assim, é possível reduzir o custo unitário do produto, o que te dá margem para uma lucratividade maior e até a possibilidade de praticar preços mais atrativos para os clientes e tornar a sua empresa mais competitiva entre a concorrência.

Mas, atenção.

Antes de colocar esse passo em ação é preciso ter certeza de que os produtos que serão comprados em grandes quantidades tem boa saída.

Afinal de contas, não adianta conseguir economizar na compra de um lote grande de produtos se você não tem garantias de que conseguirá vender esses itens.

Além de que, o estoque parado também é um custo para a empresa.

2 Tenha mais de um fornecedor

Como gestor do departamento de compras, você precisa estar preparado para lidar com imprevistos, como por exemplo o fornecedor ter produtos-chave do seu catálogo em falta.

Por isso, é sempre bom ter mais de um fornecedor.

Além de garantir maior segurança frente a esses imprevistos, você consegue aumentar o seu poder de barganha para negociar preços mais vantajosos para as suas aquisições.

3 Analise as tendências e demandas do mercado

A terceira forma de reduzir custos no departamento de compras é atualizar o portfólio de produtos, após analisar as tendências e demandas do mercado.

Através dessa estratégia você pode conseguir substituir mercadorias mais caras com as quais a empresa trabalha, por outras correspondentes e com maior demanda.

4 Fique de olho no estoque

Controlar o estoque da empresa é fundamental para reduzir custos no departamento de compras.

Seja para evitar adquirir produtos desnecessários, ou seja, que a empresa já tem em quantidades suficientes ou garantir o estoque de segurança, de forma que consiga continuar atendendo as demandas do mercado ao mesmo tempo em que economiza com o armazenamento de produtos em estoques físicos.

Esse conteúdo foi útil para você? 

Confira também 3 passos para fazer uma gestão de compras eficiente.

Eficiência Fiscal

Através de uma substancial base de regras fiscais, experiência de mais de 20 anos na área e uma tecnologia em inteligência artificial, nós buscamos resolver o problema da falta de conhecimento qualificado para lidar com toda essa complexidade da nossa legislação tributária, que muitas vezes é potencializada pelo elevado volume de itens em transações com incidências tributárias, seja em operações de compra ou de venda. A Eficiência Fiscal promove a organização, segurança jurídica e economia fiscal das mais de 1.700 empresas que confiam neste trabalho. Fazem parte desse grupo, empresas de contabilidade, empresas varejistas, atacadistas e indústrias, com contabilidade interna ou externa, sejam elas do regime tributário federal Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.

Deixe um comentário