Você está visualizando atualmente 4 razões para fazer o planejamento tributário do seu negócio em 2024

4 razões para fazer o planejamento tributário do seu negócio em 2024

Entenda o benefício de um bom planejamento tributário abaixo. 

Carga tributária elevada, legislação complexa e dinâmica, processos extremamente burocráticos e falta de planejamento tributário são os maiores responsáveis pelo custo elevado com tributos nas empresas.

O planejamento tributário é uma prática essencial para qualquer empresa, independentemente do seu tamanho ou setor de atuação, afinal, ele envolve a análise cuidadosa das obrigações fiscais e a busca por maneiras legais de minimizar os impostos pagos.

Neste artigo, vamos explicar a importância de fazer um planejamento tributário para você que já tem uma empresa ou está considerando abrir um negócio.

Vamos lá? Boa leitura! 

A importância por trás de um planejamento tributário!

Talvez a pergunta “Como uma empresa pode economizar nos impostos, se eles são instituídos pelo Estado?” já deve ter passado pela sua cabeça. 

E sim, pagar impostos é obrigatório para todas as empresas que prezam por estar em dia com as leis. Afinal, eles são os recursos obtidos através dos tributos que possibilitam que a máquina pública funcione e a população seja beneficiada com serviços de qualidade nas áreas da saúde, educação e lazer, por exemplo.

O que você talvez não saiba é que é possível reduzir a carga tributária do seu negócio, a partir de um bom planejamento tributário.

É preciso analisar os números da empresa (faturamento, despesas, margem de lucro, operações principais e secundárias, fornecedores e eventuais pendências tributárias), estudar os incentivos fiscais disponíveis para aquele segmento, definir a melhor forma de remuneração dos sócios e avaliar a possibilidade de divisão do negócio (indústria e prestadora de serviços, por exemplo). 

Além disso, escolher o regime tributário adequado e revisar esse regime anualmente, ajudam a garantir que ele ainda é a opção mais vantajosa para a realidade do negócio.

Razão 1: Reduzir custos tributários

Alguns empresários, podem acreditar que apurar os impostos pelo Simples Nacional sempre é a melhor forma de economizar nos impostos. E isso, nem sempre é verdade! ⚠️

O Simples Nacional é vantajoso para os negócios que se enquadram nos seus parâmetros, e dependendo do nível de faturamento do seu negócio, seguir neste regime pode fazer a empresa pagar um imposto maior do que ela deveria.

Isso porque o regime simplificado não considera a lucratividade da empresa, apenas o volume de faturamento. Diferente do Lucro Real, em que a apuração é feita com base no lucro obtido e não no faturamento que a empresa teve em um determinado período.

Dessa forma, o objetivo do planejamento tributário é estudar essas particularidades e determinar qual é o regime tributário mais vantajoso para o negócio. 

Razão 2: Aproveitar incentivos fiscais 

Os incentivos fiscais também devem ser uma particularidade estudada ao se fazer um bom planejamento tributário. 

Neste sentido, as empresas podem se beneficiar dos regimes de apuração monofásica, substituição tributária e alíquota zero.

Desta forma, é possível reduzir significativamente  os custos de tributos pagos pela sua empresa.

Razão 3: Melhoria da Competitividade

Empresas que implementam um planejamento tributário eficaz muitas vezes têm uma vantagem competitiva sobre aquelas que não o fazem. 

Ao reduzir os custos tributários, as empresas podem oferecer preços mais competitivos em seus produtos ou serviços, o que pode atrair mais clientes e aumentar a participação de mercado. 

Além disso, a economia resultante do planejamento tributário pode ser direcionada para outras áreas, como marketing, pesquisa e desenvolvimento, ou melhoria da qualidade, o que pode melhorar ainda mais a posição competitiva da empresa.

Razão 4: Previsibilidade e segurança para tomar decisões

O mercado é instável e está repleto de mudanças o tempo todo! 

Novos produtos são criados e as empresas precisam se adaptar rapidamente para se manterem competitivas. Diante disso, é fundamental para o Gestor ter previsibilidade sobre os custos com tributos.

Além de evitar surpresas desagradáveis, com multas e autuações fiscais que podem comprometer o orçamento, um planejamento tributário bem desenhado proporciona maior segurança para tomar decisões estratégicas visando o crescimento do negócio.

Gostou do conteúdo? Deixe sua opinião! 

Deixe um comentário