Gestão

4 razões para automatizar a gestão fiscal e tributária do seu negócio

4 razões para automatizar a gestão fiscal e tributária do seu negócio - Mesa com notebook, caderno de anotações e um braço segurando uma xícara de café
Escrito por Eficiência Fiscal

A gestão fiscal e tributária de uma empresa engloba duas grandes áreas:

  1. Cumprir as obrigações tributárias acessórias: processo de emissão de documentos fiscais, escrituração fiscal e entrega de declarações e informações ao Fisco;
  2. Controlar o pagamento de tributos: gerenciamento, planejamento, análise e acompanhamento.

A responsabilidade é tão grande que é impossível não buscar ajuda da tecnologia para facilitar esses processos.

Por outro lado, realizar essa gestão através de planilhas eletrônicas é inviável, principalmente quando falamos de negócios do varejo e atacado, como por exemplo:

  • Supermercados;
  • Lojas de materiais para construção;
  • Agropecuárias;
  • Eletrodomésticos e eletrônicos.

Negócios assim precisam lidar com um volume grande de notas fiscais – compram e vendem muito – por isso, é preciso ter cuidado redobrado.

Afinal, não importa para o Fisco se você deixou de cumprir uma regra por descuido ou má-fé.

A multa vem, e essa insegurança e falta de controle pode colocar em risco a saúde financeira do seu negócio.

Por isso, o objetivo deste conteúdo é mostrar à você 4 razões para automatizar a gestão fiscal e tributária da sua empresa e garantir noites de sono mais tranquilas.

1° Descomplicar as rotinas fiscais

Que atire a primeira pedra o empreendedor que nunca sentiu vontade de sair correndo diante tantas regras e obrigações fiscais para cumprir.

Uma pesquisa do IBPT constatou que, desde a Constituição Federal de 1988, mais de 4 milhões de regras fiscais e tributárias já foram criadas.

Isso sem contar, a quantidade de regras que são atualizadas todos os dias.

É difícil acompanhar e, principalmente, se adequar em tempo hábil. 

Muitos empreendedores até mesmo sentem dificuldade de entender o que essas mudanças significam, devido à linguagem técnica do universo fiscal/tributário.

Automatizar a gestão fiscal tributária através da tecnologia resolve esse problema – ou seja, você poderá adequar-se automaticamente a qualquer regra nova que entrar em vigor.

Além disso, facilita processos de:

  • Captura, armazenamento e consulta de notas fiscais;
  • Manifestação das notas fiscais de entrada;
  • Identificar notas falsas emitidas contra o CNPJ da empresa.

2° Reduzir custos

Um dos maiores problemas da falta de controle sobre os documentos fiscais é que a empresa corre um risco constante de pagar mais impostos do que deveria – ou deixar de pagar e receber uma multa astronômica do Fisco.

Por isso, controlar tudo o que está entrando e saindo da sua empresa, ajudará você a manter os impostos em dia e preservar o compliance fiscal da empresa.

Mas o “custo” não se limita ao aspecto financeiro.

Automatizar a gestão fiscal economiza horas de trabalho da sua equipe, desperdiçadas com consultas manuais de notas através da chave de acesso. 

3° Aumentar a produtividade

Na sequência, eliminar consultas manuais e automatizar o recebimento e armazenamento de notas confere um ganho enorme de produtividade.

E ainda tem a vantagem de que a gestão dos arquivos fiscais poderá ser feita em um único lugar.

Isso facilita a comunicação entre os setores da empresa e acaba com aquele problema de um departamento ficar com o “serviço amarrado” por não conseguir ter acesso em tempo real aos documentos que precisam para dar sequência às suas atividades. 

A tecnologia de gestão fiscal também facilita e torna o trabalho do setor fiscal mais assertivo.

Isso porque ela fornece relatórios que filtram todos os erros nas alíquotas dos impostos e de classificação dos produtos.

Isso significa que a empresa tem a possibilidade de identificar e corrigir erros no lançamento dos códigos fiscais.

  • Alíquotas dos impostos;
  • De classificação dos produtos;
Consulte a tributação NCM dos produtos de forma rápida e segura - Botão com a frase "Quero saber mais"

4° Mais segurança e assertividade

Estar em dia com o Fisco, isto é, cumprir todas as regras para:

Tudo isso contribui para que a empresa tenha mais segurança fiscal e financeira – pois evita que ela sofra penalidades ou pague impostos indevidos.

É muito mais fácil isso quando se tem controle sobre todas as notas fiscais, a gestão fiscal e tributária em si faz parte desse controle.

Por outro lado, quando a empresa consegue:

  1. Medir como anda a saúde fiscal do negócio;
  2. Saber como está o equilíbrio entre as compras e vendas;
  3. Identificar quais são os gargalos no processo.

Fica mais fácil tomar decisões assertivas, que de fato vão impactar e possibilitar que o negócio cresça de forma sustentável, sem dever nada para o Fisco.

Gestão Fiscal e Tributária acessível para todos

Se você está procurando uma ferramenta para automatizar a gestão fiscal e tributária do seu negócio, conheça o Eficiência Fiscal.

Através do Eficiência Fiscal você poderá capturar, consultar, baixar e armazenar automaticamente as notas fiscais de entrada e saída emitidas contra o CNPJ da sua empresa, até 3 segundos após elas serem emitidas.

Com isso, é possível:

  • Monitorar em tempo real todas as notas emitidas contra o seu CNPJ;
  • Não depender dos fornecedores para receber as notas fiscais;
  • Proteger o seu negócio contra fraudes com notas frias;
  • Identificar erros na tributação dos produtos;
  • Proteger a sua empresa contra pagamentos de impostos indevidos.

Aperte no link abaixo para garantir uma demonstração gratuita e sem compromisso do Eficiência Fiscal por 7 dias.

[ Quero uma demonstração gratuita ]

Sobre o autor

Eficiência Fiscal

Através de uma substancial base de regras fiscais, experiência de mais de 20 anos na área e uma tecnologia em inteligência artificial, nós buscamos resolver o problema da falta de conhecimento qualificado para lidar com toda essa complexidade da nossa legislação tributária, que muitas vezes é potencializada pelo elevado volume de itens em transações com incidências tributárias, seja em operações de compra ou de venda. O Eficiência Fiscal promove a organização, segurança jurídica e economia fiscal das mais de 1.700 empresas que confiam neste trabalho. Fazem parte desse grupo, empresas de contabilidade, empresas varejistas, atacadistas e indústrias, com contabilidade interna ou externa, sejam elas do regime tributário federal Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.

Deixar comentário.