Dicas

Será que o seu negócio precisa de um software tributário como o Eficiência Fiscal? Descubra aqui!

Como funciona o software tributário Eficiência Fiscal
Escrito por Eficiência Fiscal

Antes de responder o que é o Eficiência Fiscal e como ele funciona, gostaria que você refletisse por alguns instantes sobre a seguinte pergunta:

“A complexibilidade da legislação tributária afeta negativamente você e os seus negócios?”

Para nós, a sua resposta, caro leitor, é extremamente importante, afinal, o Eficiência foi criado com o objetivo de sanar essa dor.  

Se você é administrador de empresas ou trabalha diretamente com a contabilidade, recomendamos que continue a leitura desse conteúdo para que ao final consiga identificar as fraquezas do seu negócio e pontos que podem ser melhorados através de uma tecnologia específica e totalmente voltada à gestão fiscal e tributária.

Aqui, vamos explicar detalhadamente as particularidades e aplicações do Eficiência Fiscal tanto para empresas quanto para escritórios de contabilidade.

Venha conosco, ao final da leitura temos um convite para você.

O que é o Eficiência Fiscal?

O Eficiência é uma plataforma totalmente online que resolve o problema da complexidade do sistema tributário brasileiro.

Em síntese, o que fazemos é capturar de forma automática e instantânea todas as notas fiscais emitidas contra os CNPJ cadastrados na ferramenta, e a partir disso gerar informação relevante para o usuário.

Dessa forma, a maior missão do EF é impedir que as empresas paguem impostos indevidos e ajudar os negócios a se manterem em conformidade com o Fisco.

Em contrapartida, sob essa ótica, por meio da automatização de diversas tarefas conseguimos proporcionar às empresas e escritórios de contabilidade maior produtividade, segurança jurídica, e, principalmente, justiça fiscal.

O Eficiência Fiscal não é um software de gestão contábil

Se você é um profissional da contabilidade e tem essa dúvida, saiba que o ideal é que as soluções do EF sejam utilizadas em conjunto com o software de gestão contábil.

Embora sejam ferramentas complementares, há diferenças significativas entre esses dois tipos de tecnologias.

Os softwares de gestão contábil oferecem soluções relacionadas a escrituração, folha de pagamento e outras demandas ligadas diretamente à atividade contábil.

O software Eficiência Fiscal, por sua vez, dispõe de funcionalidades específicas aplicadas à área fiscal e tributária. 

Resumidamente, a tecnologia captura e cruza os dados contidos nos documentos fiscais digitais, gerando uma série de relatórios para que o usuário tenha condições de fazer uma análise completa das informações fiscais e, assim, tomar decisões mais assertivas. 

Dessa forma, as aplicações da nossa tecnologia de gestão tributária não se restringem somente aos Contadores. Muito pelo contrário!

O que fazemos através do EF é contribuir para que a comunicação entre empresário e contador seja mais transparente, otimizando tempo e recursos de ambos os lados. 

Temos um conteúdo aqui no Blog EF explicando mais detalhadamente as diferenças entre a nossa tecnologia de gestão fiscal e tributária e os softwares contábeis. 

Clique aqui para acessar o conteúdo se você ainda tem dúvidas sobre esse assunto.

Para quais empresas o software tributário é indicado?

O ideal é que o software tributário seja utilizado em segmentos que operam com uma grande variedade de produtos.

Como exemplo, podemos citar:

Postos de combustível

A grande vantagem da tecnologia de gestão tributária para este segmento, ocorre em função da manutenção de um cadastro saudável em relação às alíquotas que incidem sobre o combustível.

É importante destacar que este segmento possui a incidência de produtos monofásicos. 

Dessa forma, ao contar com o auxílio de uma ferramenta que faz a captura das notas e traz uma devolutiva acerca da forma mais adequada de realizar o cadastro dos produtos no sistema da empresa.

Com isso, você não corre o risco de tributar novamente, de forma integral, produtos que já foram tributados na origem.

Farmácias

Semelhante aos postos de combustível, as farmácias são outro segmento econômico que podem desfrutar dos benefícios do software tributário.

Existem dentro da indústria farmacêutica uma variedade expressiva de produtos monofásicos, ou seja, tributados na origem.

Outro ponto é que as farmácias possuem uma gama expressiva de produtos. Os mais comuns são: 

  • Cosméticos, perfumaria, artigos de higiene pessoal e toucadores;
  • Alguns produtos alimentícios;
  • Medicamentos;
  • Entre outros;

Dessa forma, é muito importante garantir o cadastro adequado desses itens e assim evitar o pagamento indevido de impostos.

A Aline Bettiol Lopes, gestora da Drogarias Ultrapopular em Manaus – AM, trabalha com o nosso software tributário desde 2016 e reitera:

“O Eficiência Fiscal é um sistema primordial em nossos setores de compras, faturamento e fiscal. Com a sua agilidade e praticidade, as informações chegam muito mais rápido, tornando o nosso trabalho mais eficaz.”

Autopeças

O ramo de autopeças segue a mesma lógica que as farmácias e os postos de combustível. 

Por isso, se a sua empresa se enquadra neste segmento, redobre a atenção quanto ao cadastro de produtos. 

Supermercados

O setor supermercadista conta com produtos mistificados. Ou seja, contém categorias de itens, desde higiene pessoal a produtos alimentícios. 

Observe que, em função dessa diversidade de mercadorias, o cadastro desses produtos deve corresponder estritamente às particularidades dos itens.

Isso vai permitir não somente a tributação adequada dos itens, como também um controle de estoque mais eficiente, dando condições para que o gestor tenha uma visão mais fiel da saúde financeira do seu negócio. 

Outros

Além dos segmentos econômicos listados acima, negócios como confecções, materiais para construção, agropecuárias, ferragens e ferramentas, artigos eletroeletrônicos, papelarias e utilidades também podem encontrar grandes benefícios com a implantação da tecnologia de gestão fiscal. Isso porque estes também comercializam uma grande variedade de produtos.

Assim, faz-se necessário o rigor para com a qualidade das informações relacionadas às especificidades das mercadorias registradas no sistema da empresa.

Outro ponto que vale a pena destacar é a rotatividade dos itens no estoque dessas empresas, o que reforça a necessidade de utilizar ferramentas que ajudem a acompanhar de forma instantânea e fluida a emissão de notas e demais obrigações relacionadas às operações, tanto de entrada como de saída.

Contadores e o Eficiência Fiscal 

O Eficiência Fiscal vem para erradicar uma das maiores dificuldades na relação entre empresário e contador: a comunicação.

Através do EF, os escritórios podem automatizar as rotinas de recebimento dos arquivos eletrônicos de NFC-e e CT-e de seus clientes e assim eliminar atrasos na escrituração fiscal por falta de arquivos.

Imagine como seria poder potencializar a escrituração fiscal no seu escritório, ganhar tempo, aumentar a produtividade da sua equipe e ter a possibilidade de expandir a sua carteira de clientes?

O Almir Dalmolin, do Escritório COMPAR em Espigão D’Oeste – RO, ainda acrescenta:

“Com o Eficiência Fiscal nós conseguimos ajustar nossa tributação para estar 100% em dia com a contabilidade. Não há mais notas fiscais com erro ou contingências, pois conseguimos enviar todas.”

Feedbacks como esse comprovam que estamos no caminho certo. Afinal, são mais de 20 anos de experiência e conhecimento técnico empregados no desenvolvimento da nossa tecnologia de gestão tributária!

Se você chegou até aqui, é empresário ou Contador, queremos lhe fazer um convite especial.

Logo abaixo disponibilizamos um botão interativo para que você possa solicitar o teste gratuito e sem compromisso do Eficiência Fiscal por até 7 dias.

Entre em contato conosco e verifique como o software tributário pode ser aplicado especificamente a realidade do seu negócio.

Não se esqueça de fazer a sua inscrição na nossa lista de transmissão exclusiva, preenchendo o formulário ao lado, para receber em primeira mão os melhores conteúdos aqui do Blog Eficiência Fiscal.

Sobre o autor

Eficiência Fiscal

Através de uma substancial base de regras fiscais, experiência de mais de 20 anos na área e uma tecnologia em inteligência artificial, nós buscamos resolver o problema da falta de conhecimento qualificado para lidar com toda essa complexidade da nossa legislação tributária, que muitas vezes é potencializada pelo elevado volume de itens em transações com incidências tributárias, seja em operações de compra ou de venda. O Eficiência Fiscal promove a organização, segurança jurídica e economia fiscal das mais de 1.700 empresas que confiam neste trabalho. Fazem parte desse grupo, empresas de contabilidade, empresas varejistas, atacadistas e indústrias, com contabilidade interna ou externa, sejam elas do regime tributário federal Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.

Deixar comentário.